Levantamento classifica Poços com baixo risco de epidemia de dengue

Levantamento foi feito pela Saúde, entre os dias 7 a 11 de outubro

Período de chuva e com altas temperaturas: a combinação ideal para a proliferação do Aedes aegypti, o mosquito transmissor de dengue, zika e chikungunya. Por isso, o monitoramento que já é feito constantemente pela equipe da Vigilância Ambiental, setor da Secretaria Municipal de Saúde, é ainda mais intensificado nesta época. Prova deste trabalho é o resultado do LIRAa – – Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti, que comprovou o Índice de Infestação Predial em 0,3%. Agentes de endemias percorreram todos os pontos do município, entre os dias 7 a 11 de outubro. Dentre os 3.577 locais visitados, foram encontrados 10 focos do mosquito Aedes. Detalhe: todos os focos estavam dentro de residências. “Isso mostra a importância da população participar deste trabalho, manter a vigilância e eliminar qualquer possibilidade de criadouro. A saúde de todos depende deste cuidado de todos. Além disso, é fundamental ressaltar a qualidade do trabalho desempenhado pela nossa equipe, visto que este índice de infestação é baixíssimo, levando em conta o tamanho da cidade e o número de locais vistoriados”, avaliou o secretário adjunto de Saúde, Flávio Togni de Lima e Silva.

Eliminar todo o tipo de acúmulo de água é a melhor maneira de evitar uma infestação. Pratinhos de vasos, pneus, vasilhames, embalagens e até o bebedouro de animais: tudo deve ser constantemente vistoriado. As caixas d´água devem estar completamente fechadas, assim como as piscinas, quando não estiverem sendo utilizadas. Segundo a pesquisa, o IIP de 0,03% coloca o município em baixo risco para ocorrência de epidemia de arboviroses, de acordo com classificação do Ministério da Saúde. “Trata-se de um número amostral que envolve diversos tipos de locais, como residência, comércio, escola, igreja e terrenos baldios, para citar alguns exemplos. O resultado é satisfatório, coloca Poços em baixo risco, mas as temperaturas estão subindo, o período chuvoso se aproxima, então a infestação tende a aumentar nos próximos meses. Vamos manter nosso constante trabalho, mais uma vez pedindo o apoio da população, principalmente porque neste levantamento, todos os focos encontrados estavam dentro de residências”, afirmou Jorge Miguel Ferreira do Lago, coordenador da Vigilância Ambiental.

Denúncias ou casos que mereçam a visita dos agentes de endemias podem ser registrados na Ouvidoria Municipal de Saúde, pelo 0800-283-0324, atendimento com ligação gratuita, de segunda a sexta, das 8h às 17h. O contato também pode ser feito pelo telefone da Vigilância Ambiental: 3697-5977. Importante lembrar que os agentes trabalham identificados com uniforme e/ou colete e também portam crachá que pode ter a apresentação solicitada pelo morador, no ato da visita. Em Poços, este ano, foram registrados 30 casos de dengue, sendo 17 autóctones, ou seja, contraídos no município. Foram registrados 3 casos de chikungunya no mesmo período. Não houve notificação de zika.