“Live” apresenta ações do PSE para pais dos alunos da E.M. Dr. Pedro Afonso Junqueira

-A transmissão online abordou o programa “Crescer Saudável” que integra o Programa Saúde na Escola

Com a intenção de melhorar a qualidade de vida e o atendimento aos alunos da rede de ensino uma parceria entre a secretaria de Saúde, secretaria de Educação e o curso de medicina da Puc Poços viabilizou a realização de uma “live” para apresentação do programa “Crescer Saudável”, que integra o Programa Saúde na Escola (PSE) para os pais dos alunos da Escola Municipal Dr. Pedro Afonso Junqueira.

O Programa “Crescer Saudável”, foi criado em 2017 e visa a criação de um conjunto de ações a serem implementadas com o objetivo de contribuir para o enfrentamento da obesidade infantil no país por meio de ações a serem realizadas pelo PSE.

O PSE tem como objetivo contribuir para a qualidade de vida dos alunos, promovendo assim, o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento das crianças e adolescentes.

Com foco em atender estas necessidades, as alunas do sétimo período do curso de medicina da Puc Poços, supervisionadas pela professora Flávia Linhares Martins, realizarão um estudo de campo pra definir quais atividades devem ser planejadas e já diagnosticar crianças que estejam com a pressão arterial elevada ou com sobre peso.

Em parceria com a equipe da Estratégia de Saúde da Família Kennedy I, as alunas farão a medida do peso, altura, circunferência abdominal, aferição da pressão arterial e realizarão um questionário alimentar com cada criança. O estudo tem como objetivo fazer uma análise sobre o nível de dificuldade das crianças sobre alimentação, atividade física e em relação a sua saúde no geral e a partir disso, traçar ações para melhorar a qualidade de vida desses alunos.

A secretária de Educação, Maria Helena começou a “live” destacando o papel da comunidade escolar no desenvolvimento dos alunos em diversos setores da vida. “Percebemos cada vez mais que cabe a escola fazer atividades e ações que atendam o ser humano no seu todo, então essa parceria com a secretaria de Saúde é muito importante para nós. Começamos hoje, o programa “Crescer Saudável”, pois em alguns casos, mesmo sendo ofertada as refeições corretas na escola, os alunos ainda eso sujeitos a terem uma alimentação não tão regrada em casa, então é um assunto muito relevante para ser abordado com os familiares dos alunos dessa escola.”

A apoiadora da Atenção Básica, Heloísa de Moura Lessa Barroso falou sobre como o projeto poderá nortear ações para melhorar a qualidade de vida destes alunos. “O programa Saúde na Escola (PSE) visa abordar desde temáticas relacionadas ao COVID-19, como ações visando o bem-estar dos alunos, como alimentação saudável, prevenção de álcool e drogas, promoção da cultura de paz e direitos humanos, entre outros assuntos. Hoje começamos o programa “Crescer Saudável, dentro do PSE, que é um estudo muito relevante a ser realizado, já que a partir dele poderemos definir ações que contribuirão diretamente para o desenvolvimento dos alunos, evitando a obesidade infantil.”

Neste primeiro momento serão analisadas as crianças de 06 a 10 anos, para o estudo. Mas todas as crianças serão incluídas nas atividades e serão analisadas gradativamente. Por se tratar de um estudo científico, um termo de consentimento será enviado aos pais, para que autorizem as crianças a participarem do estudo.

O secretário de Saúde, Carlos Mosconi destacou a relevância de colocar em prática esse programa. “Este programa idealizado pelo Ministério da Saúde e colocado em prática aqui em Poços de Caldas através da parceria entre a secretaria de Saúde, secretaria de Educação e a Puc Poços tem grande alcance, uma vez que avalia a condição nutricional das crianças com todas as suas consequências positivas ou negativas. Este programa pode não só avaliar e diagnosticar essas crianças, como também propor correções adequadas sob o ponto de vista nutricional, psicológico ou até mesmo medicamentoso. Recebemos com satisfação o programa e queremos colocá-lo em prática com brevidade e plenitude.“

Também participaram da “live” o diretor que foi mediador Tiago Mafra; a coordenadora pedagógica Célia Christina Ferreira e as alunas do curso de medicina da Puc Poços: Yara Cerqueira, Raquel Ferreira, Júlia de Parolis, Bruna Rezende e Lívia Guerra.