Maioria dos pais de alunos da Rede Municipal de Ensino é contrária ao retorno das aulas presenciais

Secretaria Municipal de Educação divulga resultados de pesquisa feita com as famílias

Aulas presenciais na Rede Municipal de Ensino estão suspensas desde o dia 18 de março de 2020

A Secretaria Municipal de Educação de Poços de Caldas divulgou os resultados da pesquisa de opinião sobre o retorno das aulas presenciais na Rede Municipal de Ensino. Ao todo, 13.893 famílias dos alunos matriculados no Ensino Fundamental e Médio e Educação Infantil responderam à pergunta “No atual quadro da pandemia em nossa cidade, você levaria seu filho para a escola?”.

No Ensino Fundamental (do 1º ao 9º ano), 70,7% dos pais/responsáveis disseram que não levariam seus filhos para a escola neste momento e 29,3% apontaram que sim, levariam os estudantes para a escola no caso de retorno das aulas presenciais. Nesta etapa de ensino, 8.965 famílias participaram do levantamento.

Já na Educação Infantil (do Berçário I ao Jardim II), 67% dos 4.313 pais que responderam a pesquisa também não levariam os filhos para a escola, enquanto 33% das famílias mandariam as crianças para as unidades escolares.

No Ensino Médio, os próprios estudantes responderam ao questionário e, diferente do que acontece no Ensino Fundamental e Educação Infantil, entre os adolescentes, 50,7% responderam “sim” para a volta das aulas presenciais e 49,3% assinalaram que não voltariam presencialmente neste momento. No Ensino Médio, foram 615 respostas.

Ao todo, 13.893 pessoas participaram da pesquisa

A pesquisa
A pesquisa foi aplicada de 25 de janeiro a 19 de fevereiro, por meio de um formulário disponibilizado via internet. Além de responder à questão principal, foi necessário indicar a unidade educacional onde o aluno está matriculado, turma e nome completo do estudante.

O objetivo foi levantar dados que auxiliem a Prefeitura na tomada de decisões sobre a possibilidade de retomada das aulas presenciais, no caso de uma flexibilização por parte do Governo do Estado de Minas Gerais.

Com o resultado, ainda não há data definida para o retorno das atividades presenciais na Rede Municipal de Ensino. Segundo a Secretária Municipal de Educação, Maria Helena Braga, o assunto será discutido novamente em reunião agendada para 8 de março. “Nossas aulas remotas, que tiveram início em 8 de fevereiro, continuam normalmente. Queremos agradecer a participação das famílias na pesquisa. Neste momento da pandemia, é fundamental que estejamos todos juntos em diálogo constante na busca por soluções assertivas e seguras”, destaca a professora.

Na Rede Municipal de Ensino, são 18.323 alunos matriculados, da Educação Infantil ao Ensino Médio. As aulas presenciais estão suspensas desde o dia 18 de março de 2020 e o Regime Especial de Atividades Não Presenciais teve início em 11 de maio do ano passado.