Mais de 130 crianças participam da “Páscoa literária” do CEU

Evento celebra Mês da Literatura Infantil e comemora a Páscoa

Ouvir uma história já é bom demais. Imagine então ouvir uma história e levar para casa o mundo todo dentro de uma sacola artesanal feita com amor e dedicação, com livros, lápis e chocolate! Pois a Páscoa literária do Centro de Artes e Esportes Unificado – o CEU da zona leste – foi assim.

Durante dois dias (11 e 13 de abril), mais de 130 crianças participaram da iniciativa, que uniu contação de histórias pela própria equipe do CEU, visita à biblioteca da unidade, entrega dos kits com livro, lápis personalizado e chocolate, tudo dentro de uma sacola especialmente confeccionada para a ocasião.

“Agradeço a toda equipe de servidores do CEU e parceiros que trabalharam muito na idealização, organização e realização do evento. A iniciativa só foi um sucesso pelo grande empenho de todos”, destaca o coordenador do CEU, Franco Martins.

“Nosso propósito é incentivar a leitura e o gosto pela literatura nas crianças atendidas. Muitas nunca tinham estado em uma biblioteca antes”, conta o coordenador. E nada melhor que unir simbólica e sinestesicamente o prazer da leitura à alegria da Páscoa e à doçura do chocolate. “A sacola foi desenvolvida exatamente para que sirva como transporte para os livros que essas crianças vão emprestar na biblioteca do CEU a partir de agora. Nosso convite é para que elas voltem sempre”, ressalta Franco Martins.

Muitas crianças ainda não conheciam uma biblioteca.

Mês da Literatura Infantil
Abril é considerado como o mês da Literatura Infantil porque guarda duas datas importantes: o Dia Internacional do Livro Infantil e o Dia Nacional do Livro Infantil.

Celebrado em 2 de abril, o Dia Internacional do Livro Infantil foi criado em 1967, pelo International Board on Books for Young People (IBBY), em homenagem ao escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, um dos primeiros autores a se dedicar especificamente às crianças. Entre as conhecidas histórias de Andersen, estão os clássicos “O Patinho Feio” e “A Pequena Vendedora de Fósforos”, entre outros.

Já em 18 de abril é comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil, data criada em 2002, a partir da Lei nº 10.402, em homenagem ao nascimento de Monteiro Lobato, um dos mais importantes escritores da literatura infanto-juvenil da América Latina e também do mundo, que produziu 26 títulos destinados ao público infantil, com inesquecíveis personagens como a Boneca Emília, Visconde de Sabugosa e toda a turma do “Sítio do Picapau Amarelo”.