Mais de 2.900 pessoas participam de consulta pública para escolha de gestores escolares

Comissão escolar durante apuração na E.M. Pedro Affonso Junqueira

Na última quarta-feira, 21 de novembro, foi realizada a consulta pública à comunidade escolar para a escolha de diretores e vice-diretores das unidades escolares de Ensino Fundamental e Médio. O processo aconteceu em 24 das 25 escolas municipais e contou com a participação de 2.934 pessoas que escolheram os gestores que deverão ser nomeados para o exercício 2019/2022.

“O processo ocorreu de maneira tranquila e transparente e foi organizado pela equipe da Secretaria de Educação e Conselho Municipal de Educação, em parceria com as comissões escolares”, explica a chefe da Seção de Administração Escolar da Secretaria Municipal de Educação, Angélica Xavier Figueiredo.

Em seis escolas, houve a participação de duas chapas e na E.M. Irmão José Gregório foram três chapas inscritas. Nas 17 restantes, a consulta foi realizada com chapa única. “Em todas as escolas com apenas uma chapa inscrita, a consulta indica um percentual bastante alto de aceitação”, destaca Angélica. Não houve chapa inscrita na E.M. Professora Nicolina Bernardo, no Marco Divisório.

O vice-prefeito Flávio Faria, a secretária municipal de Educação, Flávia Vivaldi, e a secretária-adjunta, Daniela Volpi, visitaram as unidades escolares durante o processo.

Os resultados foram divulgados nas escolas pelas comissões escolares ainda no dia da votação. No mês de dezembro, as chapas indicadas já passarão por formações e reuniões e a nomeação oficial será feita em fevereiro de 2019.

“As chapas tiveram aceitação por parte da comunidade, demonstrando que o processo democrático é legítimo e tem a intenção de ouvir as comunidades para saber o que elas querem para as escolas”, finaliza a chefe da Seção de Administração Escolar da SME.