Mais de 200 alunos participam de curso de auxiliar administrativo

Iniciativa visa à capacitação profissional e é realizada em parceria pela SMDET

Alunos da E.E. Francisco Escobar receberam a formação

Mais de 200 alunos de quatro escolas estaduais do município (Polivalente, Escola Padrão, Francisco Escobar e Francisca Tamm Bias Fortes), da Escola Municipal Dona Mariquinhas Brochado, da Associação Criança Feliz e da Associação dos Agricultores Familiares do Córrego D’Antas (Assodantas) participaram do curso de auxiliar administrativo oferecido pelo Curso de Administração da PUC Minas – Poços de Caldas, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho.

O curso “ADM Capacita” foi realizado durante os meses de outubro e novembro, como atividade de extensão da disciplina Governança e Responsabilidade Social, tendo como professora responsável Maria José Scassiotti de Souza. Na prática, os alunos do curso de Administração visitaram as escolas e associações e trabalharam conteúdos básicos sobre o tema visando capacitar jovens e adultos da cidade, de modo que eles consigam trabalhar como assistentes em um ambiente administrativo.

Foram abordados temas atuais e pertinentes na rotina administrativa, como as áreas e as formas de atuação para esse profissional, dicas de plataformas para encontrar vagas, além de temáticas mais técnicas como as tipificações das empresas, a importância e o funcionamento do setor financeiro.

Vice-prefeito Flávio Faria e coordenador de Fomento à Indústria, Mateus Lopes, participaram de reunião de avalição com a professora Maria José Scassiotti e com o coordenador do Curso de Administração, Vinicius Generoso Monteiro

“O envolvimento foi excelente, com 203 alunos atendidos. Só temos a agradecer a parceria com o curso de Administração, com as escolas estaduais e demais unidades que receberam a formação. Essa é uma iniciativa ‘ganha-ganha’, que proporciona capacitação profissional em diversos bairros da cidade, amplia oportunidades e possibilita o exercício da extensão universitária”, destaca o vice-prefeito Flávio Faria, que é titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho.

A professora Maria José Scassiotti avalia positivamente a iniciativa. Ela ressalta o engajamento dos estudantes universitários nas atividades propostas, quando puderam colocar em prática os conhecimentos adquiridos durante o Curso de Administração. A professora informa que os diretores das escolas já solicitaram, inclusive, a oferta de novas turmas.

Já o coordenador do Curso de Administração da PUC Minas, campus Poços de Caldas, Vinicius Generoso Monteiro, informou que avalia o desenvolvimento de desdobramentos da parceria com a SMDET, de acordo com as avaliações realizadas pelos próprios atendidos no curso de auxiliar administrativo, que indicaram novos temas de interesse para futuras capacitações.

Curso foi realizado também na Associação Criança Feliz

Na prática
Na Associação Criança Feliz, por exemplo, o curso contou com 16 participantes, de 14 a 50 anos, já que a instituição atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e suas famílias. A coordenadora da associação, Aline Garcia Olímpio, conta que a iniciativa vai ao encontro do trabalho já desenvolvido na instituição voltado para a apresentação de novas possibilidades e desenvolvimento de potenciais do público atendido, que tem dificuldade de acesso à formação.

“O curso traz para o nosso público uma visão diferente, que amplia o conhecimento e a visão de mundo. Mesmo que as pessoas não vão trabalhar nessa área, elas têm a oportunidade de se informar sobre o que tem para além do Ensino Médio, que é possível cursar uma faculdade e que existem outras possibilidades de trabalho. Também temos muitas famílias em trabalho informal e este curso traz um aprendizado profissional de grande importância”, enfatiza.

A Associação Criança Feliz é uma instituição não governamental e sem fins lucrativos que atua em caráter preventivo no Serviço Socioassistencial de Fortalecimento de Vínculos e Convivência Familiar de aproximadamente 120 crianças e adolescentes, na faixa etária de 06 a 17 anos, no contraturno escolar e também às suas famílias.