3.372 servidores em 92 unidades educacionais, sendo 45 centros de educação infantil municipais e 5 conveniados, 25 escolas de ensino regular, 9 unidades do Programa Municipal da Juventude, 3 centros de atendimento especializado próprios e 2 parceiros, um centro municipal de línguas, Conservatório Musical e Autarquia Municipal de Ensino. Apresentar o funcionamento e a dimensão da Secretaria Municipal de Educação de Poços de Caldas foi um dos objetivos do evento de Volta às Aulas, realizado nesta terça-feira (4), no Espaço Cultural da Urca. O encontro prossegue na quarta-feira (5) e vai contar com a participação de todos os profissionais da Educação, divididos em oito turmas.
A secretária municipal de Educação, Maria Helena Braga, deu as boas-vindas aos educadores e destacou a relevância de cada profissional no processo formativo dos aproximadamente 20 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino. “Nosso trabalho é de grande responsabilidade: formar seres humanos”, disse. A equipe do Conservatório abrilhantou o evento com diversas apresentações musicais.
O evento foi realizado em dois períodos, divididos em quatro turmas, com mais de 400 servidores cada. Também presente ao encontro de Volta às Aulas, o vice-prefeito Flávio Faria ressaltou o alcance dos serviços oferecidos pela Secretaria Municipal de Educação, nas 92 unidades educacionais instaladas em todas as regiões do município.
“Compreendemos e reconhecemos o papel da Educação na nossa cidade. Temos hoje quase 20 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino, o que demonstra a dimensão da Educação no município. Os gestores contribuem para o processo, mas quem faz a diferença na qualidade da educação é cada um dos servidores, que tem papel de protagonismo”, enfatizou o vice-prefeito.
A secretária municipal de Educação, Maria Helena Braga, também aproveitou para apresentar a nova equipe da SME, composta pela secretária adjunta, Daniela Volpi; coordenadora da Divisão Pedagógica, Marta Sueli de Andrade; coordenadora da Divisão de Administração, Dévorie Fraga de Melo Guerra; coordenador do Conservatório Musical, Juliano Marques Barreto; coordenador do Programa Municipal da Juventude, Glaupiner Carvalho; coordenador da Divisão de Projetos de Educação Complementar, Giovanni Ribeiro Dias; coordenadora do Centro de Referência do Professor, Eliane Cristina Freitas Ferreira de Oliveira e diretora da Autarquia Municipal de Ensino, Nanci de Moraes.
As aulas terão início no dia 6 de fevereiro, próxima quinta-feira. O trabalho de preparação com os profissionais teve início na última segunda-feira (3), nas unidades.