Mais de 3 mil crianças serão contempladas com ações educativas de saúde em Poços

Ação vai contemplar 63 unidades escolares.

Visando a importância da conscientização sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor das doenças Dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus, o setor de Educação Ambiental, que faz parte da Vigilância Ambiental, na secretaria de Saúde em parceria com a secretaria de Educação, retornou neste mês de março as ações educativas para as crianças de 4 e 5 anos nas instituições municipais de ensino de Poços.

Ao todo serão contemplados com o projeto 63 unidades escolares, sendo 38 Centros de Educação Infantil e 25 Escolas Municipais.

As palestras educativas são lúdicas e interativas, trazendo de forma simples uma linguagem adequada e com apresentação de imagens bem coloridas, para que as crianças possam aprender e ajudar no combate ao mosquito transmissor da dengue e outras doenças, ao final de cada palestra é apresentado para elas amostras das larvas e do mosquito Aedes aegypti na forma adulta, para que todas possam ver e conhecer suas características e consequentemente repassar o que aprenderam para os colegas e familiares.

Larvas do mosquito são apresentadas para as crianças.

A Agente de Endemias e também Educadora Ambiental, Aretha Carneiro Corrêa ministra as palestras e explica como é a interação com as crianças. “Em cada unidade há sempre uma surpresa diferente, sentimos o acolhimento dos professores e das crianças logo que chegamos, ao decorrer da palestra são feitas várias perguntas e é muito gratificante ver os rostinhos das crianças interessadas no assunto e muito participativas, a resposta de cada ação mobilizadora, como essa é imediata, as crianças aprendem e nos ensinam ao mesmo tempo. Ao final de cada palestra entregamos panfletos educativos, atividades de pintura impressas e cartazes para que o ensinamento adquirido seja multiplicado por toda unidade, inclusive para professores e também colaboradores da unidade escolar.”

Para coordenadora da Divisão de Projetos de Educação Complementar da Secretaria Municipal de Educação, Letícia Borges as ações educativas ultrapassam o ambiente escolas . “A parceria com a equipe da Vigilância em Saúde Ambiental em mais um ano, é de extrema importância para conscientizar a comunidade escolar através das ações de prevenção e cuidados contra a Dengue. É fundamental que a escola seja o espaço da prática e da discussão sobre a temática, pois os alunos serão multiplicadores dessas orientações em casa. A equipe fornece subsídios às escolas para o trabalho de combate à dengue, por meio de divulgação de conteúdos interativos que motivam e informam os alunos de diversas faixas etárias. Essa mobilização vai além do entorno da escola.”

Atividades lúdicas são repassadas para as crianças.

O setor da Vigilância Ambiental ressalta que o Combate a Dengue é realizado durante todo o ano nas residências do município, através dos Agentes de Combate as Endemias e também nos vários Pontos Estratégicos existentes, e para que o município continue com índices baixos de infestação, são necessárias ações em parcerias e a colaboração de toda população local, não deixando água parada em seus domicílios.

Além do trabalho realizado nas escolas, a Secretaria de Saúde também ministra palestras para instituições educacionais públicas ou privadas e nas empresas. Para mais informações pelos telefones 3697-5977 ou 3697-5987.