Mais de 4 mil pessoas participam da Festa do Trabalhador em Poços

Bom público prestigiou o evento durante todo o dia

Mais de 4 mil pessoas participaram da Festa do Trabalhador, realizada no feriado de 1º de Maio, no Parque Municipal Antônio Molinari, segundo estimativa da Guarda Civil Municipal. Um excelente público se dividiu entre as diversas atrações culturais, esportivas e de lazer, além de muita prestação de serviço.

A Banda da Polícia Militar abriu a programação no palco principal, com um repertório eclético pensado especialmente para a Festa do Trabalhador, que incluiu hits do pop e clássicos do cancioneiro sertanejo, passando pelo chorinho e MPB.

“Tivemos uma grande presença de público no Parque Municipal para comemorar o Dia do Trabalhador. Parabéns a todas as secretarias envolvidas na organização desta festa que, mais uma vez, foi um sucesso”, ressaltou o prefeito Sérgio Azevedo, que acompanhou as festividades.

Banda da Polícia Militar abriu a programação do Palco Principal

Também animaram o palco principal, comandado por Aílton Santana, o Mestre Bucha, grupos como The Power Music Dance e Union Crew e a dupla sertaneja Giovanni e Denilson, entre outras atrações. Já a Arena Cultural reuniu atividades diversificadas, com destaque para o Kung Fu, além de aulão de dança, oficinas circenses, dança indiana e dança do ventre. Duas grandes rodas de capoeira estiveram entre as atrações mais concorridas e animadas da festa, de manhã e à tarde.

“Nossa avaliação é muito positiva. O Parque Municipal esteve lotado de famílias durante todo o dia, celebrando o Dia do Trabalhador com quem constrói e movimenta a cadeia produtiva da cidade. Nosso objetivo de homenagear os trabalhadores poços-caldenses foi alcançado e celebramos também o clima de tranquilidade da festa, sem nenhuma ocorrência registrada”, enfatizou o vice-prefeito Flávio Faria, que também é secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho. Segundo o diretor da Guarda Civil Municipal, Marcelo Gavião Bastos, durante todo o dia, foram empenhados 20 GCMs, seis viaturas e quatro motocicletas na segurança do evento.

Kung Fu foi o destaque da Arena Cultural

O Torneio de Futebol Society abriu as atividades esportivas, com a garotada mostrando que tem bola no pé. As famílias vibraram do lado de fora, incentivando os jovens atletas. Ainda durante a manhã, foi realizada a Copa Poços-Andradas de Bicicross. Os brinquedos infláveis estiveram lotados durante todo o dia. A criançada também ganhou pipoca, algodão doce e chocolates, a novidade deste ano na Festa do Trabalhador.

Já a Praça de Alimentação ficou a cargo das entidades Centro de Ensino, Educação e Pesquisa Capoeira e Associação Metodista de Ação Social. Os recursos arrecadados com a venda dos gêneros alimentícios serão utilizados para a manutenção das entidades. “É muito importante para a instituição estar aqui hoje porque só através dessa arrecadação de fundos conseguimos manter o trabalho assistencial”, destacou o voluntário do Centro de Ensino, Educação e Pesquisa Capoeira, Vagner de Carvalho.

Banco de alimentos distribuiu mais de 190 quilos de frutas, legumes e verduras durante a festa

Serviços
A Secretaria Municipal de Promoção Social aproveitou o evento para prestar orientações sobre os serviços socioassistenciais do município, campanhas informativas e segurança alimentar. Foram distribuídos mais de 190 quilos de alimentos, entre frutas, legumes e verduras para quem prestigiou o evento. “É importante que toda a população conheça o trabalho desenvolvido dentro da nossa política de Segurança Alimentar e Nutricional. Hoje, são 38 entidades socioassistenciais beneficiadas com as doações do Banco de Alimentos que, somente em 2018, distribuiu 230 toneladas de alimentos, além de 180 famílias que recebem a Cesta Verde”, informou a secretária de Promoção Social, Luzia Teixeira Martins.

Já nas tendas da Secretaria de Saúde, o trabalho das equipes da Vigilância Ambiental no combate ao mosquito Aedes aegypti chamou a atenção do público, especialmente das crianças, que puderam conhecer o vetor da Dengue, Febre Amarela e Chikungunya e ajudar na prevenção. Houve também aferição de pressão arterial e testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C. A dona de casa, Marly Fernandes, disse que os serviços oferecidos são muito importantes. “Essas oportunidades ajudam muito”, afirmou.

Houve, ainda, Feira de Adoção de Cães, tenda do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), prestando orientações sobre pequenos negócios e formalização através do MEI – Microempreendedor Individual e o início da Campanha “Maio Amarelo”, movimento mundial que atenta para a segurança no trânsito, pelo Departamento Municipal de Trânsito (Demutran).