Monumento aos Pracinhas recebe nova placa na Praça Getúlio Vargas

Inauguração aconteceu na manhã deste sábado (29)

O Monumento aos Pracinhas ganhou uma nova placa. A inauguração aconteceu na manhã deste sábado (29) e abriu oficialmente as comemorações dos 150 anos de Poços de Caldas.

Localizado na Praça Getúlio Vargas (praça do Relógio Floral), o monumento em homenagem aos ex-combatentes poços-caldenses que participaram da Segunda Guerra Mundial foi revitalizado. A nova placa, doada pelo pesquisador em história militar, Jefferson Biajone, contém os nomes de todos os ex-combatentes locais.

Por conta da chuva, o evento ocorreu parcialmente na Urca, antes do descerramento da placa de homenagem. Houve presença do prefeito Sérgio Azevedo, do filho do ex-pracinha Paulo Alvisi, Antonio Carlos Alvisi, do professor Biajone, do subtenente de comunicações do Tiro de Guerra, Denis Marins de Paula, do presidente da Câmara Municipal, Marcelo Heitor da Silva, da diretora do Museu Histórico e Geográfico, Marina Andrade, entre outros.

A solenidade contou ainda com participação da Banda Maestro Azevedo.

A nova placa, de aço inoxidável, substitui duas placas que haviam sido furtados no ano passado. “Justamente quando tivemos as placas furtadas, apareceu o professor Jefferson com a doação dessa nova placa. É um evento singelo mas muito simbólico, coincidindo com as comemorações dos 150 anos de Poços”, disse o prefeito.

Além da doação da placa, Biajone foi responsável pela criação do Portal dos Ex-Combatentes Poços-Caldenses , ambos doações ao município que resultaram de trabalho de pesquisa realizado em parceria com o Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas e  com o Tiro de Guerra 04-021 para a consolidação dos nomes e de dados biográficos dos 43 pracinhas poços-caldenses. O portal pode ser acessado aqui.