Moradores de todas as regiões da cidade serão beneficiados com 256 projetos esportivos e culturais

Propostas patrocinadas pela Prefeitura somam investimentos de R$ 3 milhões

Moradores de todas as regiões da cidade terão ainda mais oportunidades de acesso à cultura e ao esporte, nos bairros onde residem. Na tarde desta segunda-feira (29), foram assinados os termos de cooperação para a realização de 256 projetos esportivos e culturais patrocinados pela Prefeitura. Os investimentos nas duas áreas somam R$ 3 milhões.

A cerimônia de assinatura foi realizada no Espaço Cultural da Urca, com a presença dos representantes das iniciativas aprovadas nas áreas de Cultura e Esporte, além do prefeito Sérgio Azevedo, do vice Júlio César de Freitas, secretários municipais e vereadores.

O prefeito Sérgio Azevedo ressaltou a ampliação de recursos investidos nos editais dos dois setores e citou também as iniciativas realizadas nas áreas de Turismo e Promoção Social. “Estamos realizando as ações de forma integrada com a Educação, já que a Cultura e o Esporte são muito importantes para vencermos o desafio da educação integral. Aproveito para parabenizar a todos os proponentes pela qualidade dos projetos apresentados e desejar que todos sejam bem executados”, destacou.

São 256 projetos em várias modalidades esportivas e linguagens artísticas, que serão realizados em escolas, praças, equipamentos esportivos, unidades de saúde, entre outros espaços, em todas as regiões da cidade.

Projetos culturais
Pelo Edital nº 1/2023 – Concessão de patrocínio de projetos culturais para atendimento da demanda da Secretaria Municipal de Cultura – foram aprovados 130 projetos, de acordo com os recursos orçamentários previstos para o edital, da ordem de R$ 1,5 milhão.

A iniciativa busca a garantia do acesso à cultura por meio da criação artística, nas suas diversas linguagens, fornecendo oportunidade a artistas locais e descentralizando as atividades culturais. O edital visa facilitar o acesso do público às propostas artístico-culturais, recomendando fortemente a execução de ações descentralizadas, realizadas presencialmente em todas as regiões da cidade, atuando de maneira fundamental na democratização do acesso e na formação de público nos diferentes territórios culturais locais.

“Para este ano, os valores destinados ao Edital de Patrocínio receberam uma significativa ampliação de 50%, chegando a R$ 1,5 milhão. Além dos trabalhadores e trabalhadoras da Cultura, esses recursos movimentam a economia da cidade de várias formas, mostrando a força e a relevância da Economia Criativa. O edital visa, sobretudo, atuar na descentralização do acesso à cultura, permitindo o encontro entre os fazedores de cultura e o público, nos bairros onde a vida acontece”, avalia o secretário municipal de Cultura, Gustavo Dutra.

Para o artista circense e produtor cultural Guilherme Eduardo Teixeira, proponente do projeto Espetáculo Rua, aprovado no Edital de Patrocínio para 2023, a descentralização das ações é fundamental e já apresenta resultados visíveis. O artista, que iniciou sua trajetória nos semáforos da cidade, realiza iniciativas de grande relevância social em unidades de saúde, tendo dois livros publicados e premiados.

“Estamos no hospital há sete anos, atuando como palhaço. Já foram mais de 5 mil crianças atendidas e mais de 300 apresentações, já realizamos cinco festivais de circo, um festival de cinema no hospital durante a pandemia, com exibição para os pacientes com Covid, dois livros publicados e premiados, além da minibiblioteca móvel, que circula nas praças e nas escolas distribuindo livros e contando histórias”, pontua Guilherme Teixeira, que fez uso da palavra durante a solenidade de assinatura dos termos de cooperação.

Projetos esportivos
Pelo Edital 02/2023 da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, foram aprovados 126 projetos, divididos nas seguintes categorias: produção e realização de eventos e transmissões, campeonatos esportivos, provas ou jogos; atendimento de crianças, jovens, adultos e idosos, com atividades relacionadas à prática esportiva, atividade física, lazer ou com o esporte em geral; produção de pesquisa, levantamento de dados relacionados a ações esportivas; atendimento a projetos esportivos/educacionais; e incentivo/valorização de atletas de competição.

Os investimentos do Programa de Patrocínio Esportivos somam cerca de R$ 1,5 milhão. Há projetos voltados aos públicos de várias faixas etárias em diversas modalidades esportivas. “São projetos que vão atender a crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, em diversas modalidades esportivas, levando o esporte e a atividade física diretamente a nossa população, nos bairros da nossa cidade”, enfatiza o secretário municipal de Esportes e Lazer, Fernando Henrique dos Santos.

O atleta José Raimundo Júnior, do projeto 2º Festival Copa Judô, representou as propostas aprovadas no Edital para patrocínio de projetos esportivos durante o evento. “Na primeira edição, planejávamos 120 atletas e recebemos 500 inscrições. O melhor de tudo foi que estes inscritos não pagaram a inscrição, o que proporcionou a participação de crianças e jovens que talvez não tivessem condições. Gostaria muito de enaltecer os projetos porque eu sou oriundo de projeto social”, contou.