Você está em:

Museu Histórico e Geográfico recebe exposição do projeto “Olhar Sulfuroso”

Aberta ao público, mostra reúne fotos feitas pelos participantes do projeto cultural desenvolvido pela fotógrafa Thaty Naila

Está em cartaz no Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas a exposição de fotografias da turma de 2021 do projeto cultural “Olhar Sulfuroso – A Fotografia e o Patrimônio Cultural”. A mostra, que pode ser visitada até 30 de dezembro, é resultado do curso, que tem como proposta ressignificar o patrimônio público de Poços de Caldas, através do olhar de seus participantes.

A ideia e o desenvolvimento do projeto são da fotógrafa Thaty Naila e partem do princípio de que é preciso promover o conhecimento do patrimônio cultural de uma cidade para garantir que a comunidade preserve aquilo que faz parte da sua história e do seu cotidiano.

Para atingir esse objetivo, Thaty Naila utiliza a fotografia como ferramenta. “Depois de um curso básico onde os participantes utilizam os equipamentos que têm em mãos, proponho que fotografem aquilo que conta a história da cidade, em um exercício de cidadania e a produção fotográfica é sempre surpreendente”, comemora.

Entre os participantes do projeto, que está em sua quarta edição, é possível encontrar aspirantes a fotógrafos, curiosos ou mesmo apaixonados pelo registro fotográfico que querem se enturmar. Para tanto, o Olhar Sulfuroso promoveu saídas fotográficas em pequenas turmas, seguindo as normas impostas pela pandemia da Covid-19. “Caminhamos em Poços de Caldas fotografando a cidade e falando sobre os princípios do curso”, conta.

Além das saídas fotográficas, Thaty Naila propõem o exercício “Álbum de Família”, onde os alunos são convidados a contar o que sabem sobre a história de Poços de Caldas através de fotos de seus familiares. O desenvolvimento do projeto pode ser acompanhado através da rede social @olharsulfuroso.

“Olhar Sulfuroso – A Fotografia e o Patrimônio Cultural” é um projeto de Incentivo à Cultura patrocinado pelas empresas Biotropica, Donato Hospital de Olhos e Work Team Eletromecânica, com parceria da Carimbo Cultural e assessoria de imprensa da jornalista Bibi Rodriguez.

Serviço
Exposição do projeto fotográfico “Olhar Sulfuroso”

Onde: Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas

Quando: até 30/12, de terça a sexta-feira, das 10h às 16h; aos sábados, das 14h às 17h; aos domingos, das 10h às 13h.

 

 

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Avenida Francisco Salles, 343, Poços de Caldas - 37701-013

Funcionamento

09:00 às 17:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Comunicação Social