Museu promove ações dentro da programação artística dos Festejos de São Benedito neste final de semana

Atividades integram a Semana Nacional de Museus e incluem a sanção da lei que cria o Dia Municipal dos Ternos de Congos

(Foto: Lavínia Du Valle)

Dentro da programação da 20ª Semana Nacional de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM, o Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas promove neste final de semana dois eventos relacionados aos festejos de São Benedito.

Neste sábado (21), às 15h, será realizada a Contação de Histórias “São Benedito e Poços de Caldas”, com a participação do jornalista Roberto Tereziano, do embaixador do Terno de Congo de São Benedito, Ailton Santana (Mestre Bucha), do capitão do Terno de Congo de Nossa Senhora do Rosário, Benedito Luiz da Costa (Seu Ditinho) e do Chefe do Caiapó da Vila Cruz, Vitor Caveira.

Curador do evento, Ailton Santana, mais conhecido como Mestre Bucha, é poços-caldense e herdou o gosto pelo Congado de sua família, principalmente sua mãe e suas tias. É formado em Educação física, regente de bandas marciais e mestre de bateria. Participa como embaixador do Terno de Congo de São Benedito, único grupo de Poços a encenar a Embaixada do Rei Carlos Magno e os 12 pares de França. A apresentação representa a luta do mouro Ferraz Brás, filho do Rei de Alexandria, contra o rei da França.

(Foto: Lavínia Du Valle)

Encontro
Ainda dentro da programação artística relacionada aos festejos de São Benedito, que compõe a programação local da 20ª Semana de Museus, no domingo, 22 de maio, às 10h, será realizado o “Encontro de Ternos de Congos e Caiapós”, também no Museu Histórico e Geográfico.

Na oportunidade, o prefeito Sérgio Azevedo vai sancionar a lei que cria o Dia Municipal dos Ternos de Congos em Poços de Caldas, de autoria do vereador Douglas Eduardo de Souza, aprovada por unanimidade no último dia 3 de maio, Dia de Santa Cruz, primeira grande manifestação dos festejos de São Benedito no município.

“As ações são voltadas para o diálogo com o público, fortalecendo o reconhecimento e a visibilidade do museu”, destaca a coordenadora, Marina Andrade. O Dia Internacional dos Museus é celebrado no dia 18 de maio. Por esta razão, acontece a 20ª Semana Nacional de Museus, em vários museus do país, uma das ações da Política Nacional de Museus do Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM.

O tema escolhido para este ano foi “O poder dos Museus”, que propõe uma reflexão sobre a importância libertadora desses locais. O Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas participa do evento, dando continuidade à temática escolhida localmente – os festejos de São Benedito -, valorizando as manifestações culturais tradicionais poços-caldenses.

Exposição
Desde o último dia 14, está em cartaz no Museu a exposição “Viva São Benedito”, que conta a história dos festejos em louvor ao Santo na cidade de Poços de Caldas e região, através de fotos, coleções, imagens e itens religiosos de valor inestimável para os devotos de São Benedito, frei negro que levava para os escravos a comida da casa dos senhores.

Minuciosamente elaborada por seu curador, Antonio Carlos Rodrigues Lorette, arquiteto e professor da PUC Minas, com a colaboração de seus alunos, da coordenadora do Museu Histórico e Geográfico, Marina Andrade, e equipe, a exposição fica aberta ao público até 3 de julho de 2022, das 10h às 16h, de terça a sexta-feira; aos sábados, das 14h às 17h; e aos domingos das 10h às 13h (feriados, consultar horários).