O tratamento de endodontia, o popularmente conhecido tratamento de canal é o procedimento do Serviço de Saúde Bucal com a maior fila de espera no município. O último levantamento aponta que são mais de 300 pessoas aguardando. Com o objetivo de agilizar estes atendimentos, a Secretaria Municipal de Saúde organizou um mutirão. Mais uma vez, o absenteísmo se fez presente e o resultado mostra isso. Os servidores responsáveis pela marcação fizeram cerca de 150 ligações para conseguir contato com 87 pessoas. Todas estas confirmaram o comparecimento para a realização do exame de Raio-X e da avaliação odontológica para encaminhamento para o tratamento. Destas 87 pessoas, 29 apenas compareceram para estas etapas e, destas 29, 25 passaram efetivamente pelo tratamento de canal. “Estes números nos assustaram muito, pela demanda pelo serviço e porque estas 87 pessoas localizadas, informaram que iriam comparecer. Infelizmente, este comportamento evitou que outras pessoas que estão também aguardando, sejam atendidas”, avaliou a coordenadora do Serviço de Saúde Bucal, Cristiane Costa Silva. Os atendimentos foram realizados no CEPPTO – Centro de Pesquisa e Tratamento Odontológico. “A nossa ideia é tornar mais acessível os atendimentos, então é muito bom poder fazer parte disso”, comentou o cirurgião dentista, Rodrigo França. O mutirão foi realizado na semana passada, entre os dias 12 a 14. O prefeito Sérgio Azevedo também acompanhou a iniciativa. “Estamos vendo aqui na prática, o que demonstra os nossos esforços em ampliar atendimentos e tornar a assistência mais rápida e mais eficaz. Toda nossa equipe está de parabéns por mais este mutirão”. O designer César Marquesini, 39, foi um dos atendidos. “Pensei que ia demorar mais, mas foram uns dois meses esperando. Achei muito interessante”. Mais atendimentos estavam previstos para este mês, mas diante de todos os esforços de contenção do Novo Coronavírus Covid 19, o mutirão, assim como outros serviços de rotina da odontologia, foi suspenso. “Estamos vivendo dias atípicos, com medidas importantes, essenciais e que visam a segurança de todos. E dentro disso, a iniciativa do mutirão será retomada, tão logo a situação esteja normalizada”, declarou o secretário adjunto de Saúde, Flávio Togni de Lima e Silva.
Alterações Atendimentos
Os atendimentos eletivos do serviço de Saúde Bucal, ou seja, aqueles de rotina, agendados, estão sendo desmarcados. A decisão é justificada pelo alto risco de contaminação cruzada, tanto dos profissionais, quanto dos pacientes, devido a produção de aerosol na realização dos procedimentos odontológicos. Os atendimentos de rotina foram suspensos, com a manutenção somente dos atendimentos de urgência. Tanto os consultórios das Unidades Básicas de Saúde, quanto o CEO – Centro de Especialidades Odontológicas, a Fungotac – Fundação Gota de Leite e a Gotinha, estão preparados para este trabalho. Os pacientes estão sendo avisadosda suspensão temporária das consultas, pelas equipes de Saúde Bucal. Havendo a necessidade por atendimento odontológico, o primeiro passo continua sendo procurar a unidade básica de saúde mais próxima de casa para orientação e encaminhamento.
Lembrando que há ainda o plantão de urgência e emergência, com cirurgiões dentistas que podem ser acionados, pelas equipes da UPA e do Hospital Municipal Margarita Morales. O plantão funciona de segunda a sexta, das 22h às 7h e 24 horas, em sábados, domingos e feriados. Casos que envolvam risco de morte continuam sendo atendidos no Hospital Santa Casa. “Precisamos do apoio de todos nesta mobilização. Permaneçam em casa, evitem aglomerações, mantenham o isolamento domiciliar preventivo. Este é o comportamento que deve ser adotado por quem já está dispensado do trabalho e quer preservar a própria vida e a vida das outras pessoas”, finalizou o secretário de Saúde, Carlos Mosconi.