Poços de Caldas voltou a brilhar nas telinhas nesta quinta-feira, 24 de outubro, com a estreia da série Turma da Mônica – Origens, no Globoplay. Mais uma vez, a cidade se transforma no famoso bairro do Limoeiro, marcando presença no universo da Turma da Mônica.
Para celebrar mais este lançamento, as bibliotecas públicas de Poços de Caldas indicam a coleção da Turma da Mônica. A história da Turma da Mônica começa com as tirinhas de Bidu e Franjinha, publicadas na Folha da Manhã, em 1959. A partir dos anos 1960, a série ganhou a sua identidade atual com a criação de Mônica e Cebolinha.
A Mônica foi criada por Mauricio de Sousa, inspirada na sua segunda filha. A personagem surgiu nas tiras do Cebolinha em 1963, inicialmente como uma coadjuvante, mas rapidamente se tornou a protagonista. Em 1970, a Mônica ganhou a sua própria revista, publicada pela Editora Abril.
A Academia Paulista de Letras considera a coleção da Turma da Mônica o maior agente formador de leitores do Brasil. A Turma da Mônica também conta com outras famílias de personagens, como a Turma do Chico Bento, a Turma da Tina, a Turma da Mata e a Turma do Penadinho.
A Turma da Mônica é uma franquia de mídia que inclui histórias em quadrinhos, revistas, produtos licenciados, filmes, shows, séries e um parque de diversão.
Poços de Caldas, o bairro do Limoeiro
Poços de Caldas foi escolhida pelo próprio Mauricio de Sousa para representar o mais famoso bairro da ficção, o Limoeiro. Desde então, a cidade já sediou as gravações dos filmes Turma da Mônica Laços (2019) e Turma da Mônica Lições (2021), da série live-action Turma da Mônica – A Série (2022) e, agora, Turma da Mônica – Origens, as duas lançadas pela Globoplay e produzidas pela Biônica Filmes.
Em Turma da Mônica – Origens, Mônica, Magali, Milena, Cebolinha, Cascão e Milena se conhecem em um hotel do Limoeiro, mas precisam superar uma competição e suas questões pessoais para dar origem à Turma da Mônica. A série estreou no Globoplay nesta quinta-feira (24). Ao todo, são oito episódios. O enredo traz os queridos personagens em duas fases da vida. Artistas consagrados como Malu Valle, Daniel Dantas, Louise Cardoso, Dhu Moraes e Paulo Betti são os responsáveis por interpretar Magali, Cebolinha, Mônica, Milena e Cascão, respectivamente, na terceira idade.
Gibis
Toda semana, o @bibliotecaspublicasdepocos, perfil das bibliotecas públicas de Poços de Caldas no Instagram, divulga uma sugestão de leitura. O objetivo é democratizar o acesso ao acervo bibliográfico, chamar a atenção de novos leitores e ampliar a visitação da comunidade local aos espaços, atuando no fomento ao livro, à leitura e à literatura.
Os gibis da Turma da Mônica estão disponíveis para empréstimo em todas as unidades do Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas de Poços de Caldas. Confira os endereços e os horários de funcionamento:
BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL CENTENÁRIO
Endereço: Praça Getúlio Vargas, s/nº – Centro (no prédio da Urca)
Telefone: 3697-2375 (Whatsapp)
Horário de funcionamento: das 8h às 17h30
BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL JÚLIO BONAZZI
Endereço: Praça Tiradentes, 621 – Jd. Santa Rita (próximo à Fonte do Monjolinho)
Telefone: 3697-2198 (Whatsapp)
Horário de funcionamento: das 8h às 17h30
BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL MANUEL FRANCISCO COSTA GUIMARÃES
Endereço: Avenida Jaçanã Musa dos Santos, 270 – Cohab
Telefone: 3697-2074 (Whatsapp)
Horário de funcionamento: das 7h às 13h
BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL MARCUS VINÍCIUS DE MORAES
Endereço: Rua Coronel Virgílio da Silva, 1723 – Vila Nova (no antigo Centro Social Urbano)
Telefone: 3697-1201 (Whatsapp)
Horário de funcionamento: das 9h às 15h
BIBLIOTECA CEU
Endereço: Rua Miguel Calixto de Moraes, 1.153 – Jardim Itamaraty V (no CEU da Zona Leste)
Telefone: 3697-2161
Horário de funcionamento: das 8h às 17h.
Saiba como fazer seu cadastro nas bibliotecas: https://pocosdecaldas.mg.gov.br/noticias/faca-seu-cadastro-nas-bibliotecas-publicas-de-pocos-de-caldas/.