(Foto: Clube de Judô de Poços de Caldas)
A Prefeitura de Poços de Caldas, por meio da secretaria de Esportes e Lazer, lamenta profundamente o falecimento de Sensei Mitsuisha Matsuo, ocorrido na noite de domingo, 23 de junho. Sensei Matsuo, aos 82 anos, deixa um legado para o esporte poços-caldense.
O Clube de Judô de Poços de Caldas comunicou pelas redes sociais na madrugada desta segunda-feira, 24, a notícia de sua partida. As causas do falecimento não foram divulgadas. O velório está acontecendo desde às 7h na capela do Velório Municipal de Poços de Caldas, e o cortejo sairá às 15h30 em direção ao Cemitério Parque, onde será realizado o sepultamento.
Sensei Matsuo, Mestre 6º Dan Kodansha, esteve à frente do Clube de Judô de Poços de Caldas por cerca de 49 anos, dedicando sua vida ao ensino técnico e filosófico do judô. Seu trabalho incansável no projeto social gratuito na zona oeste da cidade formou gerações de judocas e cidadãos, inspirando a todos com seu exemplo de dedicação e paixão pelo esporte.
Em nota, o Clube de Judô expressou seu pesar e homenageou o mestre, afirmando que “dedicou sua vida ao ensino do Judô, com maestria e dedicação (…) e sua paixão pelo ensino e seu compromisso com o desenvolvimento pessoal e físico de seus alunos deixaram uma marca indelével em nossa comunidade”.
Nascido em Tóquio, Japão, Sensei Matsuo mudou-se para o Brasil na década de 1960 com o objetivo inicial de trabalhar com agronomia. No entanto, encontrou no judô sua verdadeira vocação e se destacou como um dos mais renomados professores do país. A Confederação Nacional de Judô também reconheceu sua importância e contribuição para o esporte.
Neste momento, a Prefeitura de Poços de Caldas se solidariza com a família, amigos e toda a comunidade judoca, celebrando a vida e o legado de Sensei Matsuo, que continuará a inspirar e guiar as futuras gerações.