Nova turma do programa “Poços Promove Jovem” tem início

Teve início, nesta quarta-feira (24), a segunda turma do programa “Poços Promove Jovem”, iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Promoção Social, que tem por objetivo preparar adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social para a inserção no mercado de trabalho. A aula inaugural foi realizada na Faculdade Pitágoras, parceira do projeto.

O programa “Poços Promove Jovem” foi idealizado pela secretária municipal de Promoção Social, Luzia Teixeira Martins, e teve início em agosto de 2018. A primeira turma, formada por 40 adolescentes e jovens de 14 a 18 anos, recebeu a certificação em dezembro.

Para a segunda edição, foram disponibilizadas 50 vagas, em duas turmas (manhã e tarde). São dois encontros semanais com três horas de duração cada, nos quais são abordados temas voltados à inclusão produtiva e ao empreendedorismo social. O projeto tem como parceira a Faculdade Pitágoras que, além de oferecer o espaço, disponibiliza estagiários que auxiliam os jovens na orientação profissional.

“Além de falarmos sobre postura profissional, como se comportar no ambiente de trabalho, uso da linguagem adequada, vestuário, como se portar em uma entrevista, como elaborar um currículo, esse grupo de estagiários da faculdade também auxilia na questão da orientação profissional, discutindo sobre quais são as profissões existentes, e as características de cada trabalho, carga horária, rotina e procedimentos. A ideia é trabalhar esses dois lados simultaneamente para que esses jovens participem de processos seletivos em igualdade de condições”, explica a responsável técnica do programa, Patrícia Cristine Rodrigues.

O “Poços Promove Jovem” tem carga horária de 72 horas e duração de três meses e meio. Ao final, os alunos participam de cerimônia de encerramento e entrega de certificado, que já passa a constar no currículo.

Oportunidades
O objetivo do programa é o atendimento aos jovens que são usuários dos serviços da Promoção Social oferecidos nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) em todas as regiões da cidade, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), abrigos, casas-lares, etc.

“A proposta do projeto consiste em preparar os adolescentes e jovens para a inserção no mundo do trabalho, pensando numa lógica de nivelamento, para que esses jovens estejam aptos a enfrentar as novas situações de emprego e trabalho. É com muita alegria que nós presenciamos o interesse desses jovens no projeto. Todas as 50 vagas oferecidas nesta segunda edição foram preenchidas, o que demonstra que a iniciativa tem atendido as necessidades e desejos desses jovens, que buscam por oportunidades de trabalho e estão ávidos por conhecimento”, ressalta a secretária municipal de Promoção Social, Luzia Teixeira Martins.

Ela destaca que a parceria com a Faculdade Pitágoras é fundamental para o sucesso do programa. “Essa parceria com a faculdade Pitágoras proporciona a vivência dos jovens neste local e faz também com que eles vislumbrem outras oportunidades em suas vidas. É com muita alegria que iniciamos essa nova turma”, finaliza a secretária.