Novembro Azul visa atrair público masculino para atendimentos médicos

Na última quinta, 1º, houve a abertura oficial do Novembro Azul

Eles são os que menos procuram os serviços de saúde, embora sejam mais suscetíveis a determinados problemas. Homens apresentam maior risco para doenças cardiovasculares, respiratórias, digestivas, cânceres, colesterol elevado, diabetes, pressão alta e tendência à obesidade. Geralmente vivem em média sete anos a menos do que as mulheres, segundo dados do Ministério da Saúde. Os fatores de risco associados a essas doenças são alimentação pouco saudável, sedentarismo, diabetes, obesidade e tabagismo. Adotar hábitos saudáveis de vida contribui para a prevenção e promoção da saúde. O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Entre os sintomas, estão: dificuldade para urinar ou urinar com frequência e pouco de cada vez; presença de sangue na urina ou no sêmen; dor ou sensação de ardor ao urinar.

Durante este mês, o foco é o público masculino, em função do Novembro Azul, período internacionalmente dedicado à saúde do homem. No início da noite desta quinta, 1, o prefeito Sérgio Azevedo; a primeira dama, Gisele Azevedo; o vice-prefeito, Flávio Faria; secretários municipais, vereadores e servidores, participaram de cerimônia realizada na escadaria da Prefeitura, para marcar o início da campanha. “O objetivo é realmente mobilizar para gerar esta reflexão no sentido de que todos nós, homens, tenhamos mais preocupação com a nossa saúde”, disse o prefeito.

Em alusão ao Novembro Azul, a estátua do Cristo Redentor ganhou iluminação especial. Ao longo do mês, as unidades básicas de saúde terão programação que visa atrair o público masculino, além de fazer das pacientes, grupo majoritário dos atendimentos, multiplicadoras destas informações em casa ou no trabalho. Serão ações em sala de espera, rodas de conversa, palestras e atendimentos especiais. “Em todas as nossas unidades, que são 37 espalhadas pela cidade e também zona rural, temos equipes de saúde da família preparadas para atender todas as faixas etárias, de ambos os sexos. Aproveito para fazer este convite aos nossos pacientes, que procurem nossos serviços para se informar e receber os atendimentos preventivos”, finalizou o secretário de Saúde, Flávio Togni de Lima e Silva.