Novo CEI Santa Terezinha vai proporcionar atendimento de excelência para 200 crianças da zona sul

Solenidade de inauguração do novo prédio foi realizada nesta sexta-feira

A comunidade da zona sul está em festa com a inauguração do novo Centro de Educação Infantil Santa Terezinha. O prédio, que ocupa uma grande área na Avenida Yolanda Junqueira de Melo, no Conjunto Habitacional, foi inaugurado na manhã desta sexta-feira, 15 de outubro, Dia do Professor.

Com investimentos que somam R$ 3.538.198,25, sendo R$ 1.819.026,65 com recursos do Governo Federal e R$ 1.719.171,60 de contrapartida do município, o novo CEI tem 1.510,23 m2 de área construída, o que permitiu ampliar o atendimento e oferecer condições adequadas para os estudantes e para os profissionais. Com o novo prédio, a capacidade de atendimento passou para 200 crianças, de zero a 5 anos.

“Quando unimos uma equipe ótima e uma estrutura física como essa, temos as condições ideais para cuidar das nossas crianças”, destacou o prefeito Sérgio Azevedo. Ele informou que a meta da administração até 2024 é dotar todas as unidades educacionais da Rede Municipal de Ensino de condições estruturais adequadas.

A ex-coordenadora do CEI Santa Terezinha, Dona Judith Patrocínio da Costa, foi homenageada

Dia do Professor
A secretaria municipal de Educação, professora Maria Helena Braga, aproveitou o Dia do Professor para destacar a relevância de todos os profissionais no desenvolvimento de uma educação de qualidade.

“Uma berçarista é tão importante na construção do cidadão do futuro quanto um professor que trabalha preparando a criança para a alfabetização. É por isso que nós trabalhamos com as equipes e com as especificidades de cada trabalhador. A berçarista, a auxiliar de desenvolvimento infantil I e II, o professor, a merendeira, o auxiliar de serviços gerais, o coordenador, todo esse pessoal está numa caminhada única formando Poços de Caldas do amanhã”, ressaltou.

O CEI Santa Terezinha, antiga creche Casulo Santa Terezinha, iniciou suas atividades para atender as mães trabalhadoras moradoras do Conjunto Habitacional. A unidade foi criada pela Lei Municipal nº 5.505/94 e registrada na Superintendência Regional de Ensino de Poços de Caldas sob o nº 077/94, no endereço Rua Carlos Oliveira Apolinário, 281, Conjunto Habitacional Dr. Pedro Affonso Junqueira.

Muito emocionada, a coordenadora pedagógica da unidade, Lilia Araci dos Santos, contou um pouco da história da unidade e das pessoas que ajudaram a construí-la. “É como colocar a alma do CEI Santa Terezinha em um esqueleto novo. A alma deste espaço, desta instituição escolar é muito forte, muito grande e isso foi construído ao longo da história”, enfatizou.

O vice-prefeito, Júlio César de Freitas, o Tio Júlio, que também é professor, foi convidado a usar a palavra. “É um prazer, me sinto muito à vontade em estar em um ambiente escolar, é um espaço no qual tenho convivido há 30 anos. Esse é um dia carregado de sentidos, de sentimentos. A educação transcende e eterniza”, pontuou.

Quebrando o protocolo da solenidade, o prefeito Sérgio Azevedo homenageou a secretária adjunta de Educação, Deborah Brianezi, que comemora aniversário em 15 de outubro, Dia do Professor. O “parabéns” foi executado pela Banda da Polícia Militar, que abrilhantou o evento.

A solenidade de inauguração do novo prédio do CEI Santa Terezinha contou com a presença de secretários municipais, vereadores, equipe da Secretaria Municipal de Educação e da unidade e convidados da comunidade escolar. Foram homenageadas a ex-coordenadora do CEI Santa Terezinha, Dona Judith Patrocínio da Costa, e a secretária de Educação, professora Maria Helena Braga.

Prefeito informou que a meta da administração até 2024 é dotar todas as unidades educacionais da Rede Municipal de Ensino de condições estruturais adequadas

CEI Santa Terezinha
Em 16 de maio de 2007, a unidade de educação infantil recebeu a denominação de CEI Municipal Santa Terezinha, através da Resolução Conjunta nº 001/07 da Secretaria Municipal de Educação e Conselho Municipal de Educação, para atendimento a crianças de 0 a 5 anos.

Com aprovação junto ao Governo Federal, por meio do Plano de Ações Articuladas (PAR), foi construída uma nova sede para funcionamento da unidade, na Avenida Yolanda Junqueira de Melo, 800, no Conjunto Habitacional. A proposta é que, a partir da aprovação pela Câmara Municipal, a unidade passe a se chamar Centro de Educação Infantil Municipal Santa Terezinha Professora Ângela Maria Gonçalves Cardoso de Ávila.