Novo equipamento de Raio-X começa a funcionar na UPA

Sala passou por reformas e adaptações para receber novo aparelho

Na manhã desta terça,23, autoridades, servidores e representantes da imprensa participaram da cerimônia de entrega do novo equipamento de Raio-X da UPA, a Unidade de Pronto Atendimento. “É uma grande satisfação estar aqui hoje. Essa parceria significa muito para a cidade. A UPA atende mais de 600 pessoas por dia e em dias de pico, chega a atender mais de mil pessoas. Equipamentos como este novo Raio-X dão suporte para atender cada vez melhor a população. A dívida do Governo do Estado com a Secretaria de Saúde já se aproxima dos  R$ 50 milhões . Temos que agradecer a sensibilidade do prefeito Sérgio em não deixar faltar recursos para a Saúde o que permite que todos os serviços continuem funcionando”, disse o secretário de Saúde, Carlos Mosconi.

Autoridades participaram da entrega do Raio X

A sala utilizada para os exames passou por obras de adaptação, realizadas pela Secretaria Municipal de Obras. O modelo foi cedido pela PUC Poços, como parte da contrapartida devida ao Município, pela implantação do curso de Medicina na cidade.
O aparelho digital tem custo aproximado de R$ 250 mil. “Temos que agradecer a todos, ao doutor Mosconi, pelo apoio desde a implantação do curso de Medicina na cidade, ao Flavinho sempre com as portas abertas para nos receber, assim como ao prefeito Sérgio. Mais de 200 servidores participaram de treinamentos no ano passado e este ano, um milhão e meio serão investidos em equipamentos, em obras e em capacitações. Nossos alunos estão sendo recebidos nas unidades de saúde, como aqui na UPA e temos certeza que esta parceria é muito importante para todos”, afirmou o professor Iran Calixto Abrão, pró-reitor da PUC Minas em Poços, acompanhado dos também professores Fabiano Costa Teixeira e Márcio Leandro Gonçalves.

Prefeito reafirmou o compromisso de continuar priorizando a saúde

O prefeito Sérgio Azevedo esteve na UPA e reafirmou o compromisso de priorizar a saúde. “A saúde é uma área muito sensível e a UPA é muito importante dentro do nosso sistema de atendimento, especialmente pela grande quantidade de pessoas que passam por aqui todos os dias. Essa parceria com a PUC é muito importante e vem muito mais por aí. Perseguir a meta de sempre fazer o melhor é o nosso desafio”, declarou o prefeito.

Na UPA, são realizados por mês, em média, cerca de três mil exames de Raio-X. “É um equipamento muito importante para o atendimento. Durante os dois meses deste processo de troca, levamos os pacientes para a Policlínica e para a Santa Casa. Agora, o atendimento volta a ser feito aqui na UPA”, explicou José Leite, coordenador administrativo da UPA.

Também participaram da cerimônia de entrega do novo Raio-X na UPA: o secretário adjunto de Saúde, Flávio Togni de Lima e Silva; o secretário de Governo e Comunicação Social, Celso Donato; a secretária de Administração e Gestão de Pessoas, Ana Alice de Souza, e o vereador Álvaro Cagnani.