Novo sistema proporciona agilidade nas cotações do CEASA Poços

Novo sistema já está disponível para consulta na internet

O novo sistema de acompanhamento de preços do Centro de Abastecimento de Poços de Caldas – CEASA Poços – tem proporcionado agilidade na divulgação das cotações diárias, além de auxiliar comerciantes e produtores na análise de comportamento do mercado.

Os dados são lançados até 7 horas da manhã, ainda durante o funcionamento do CEASA, atendendo a demanda de interessados em realizar a compra dos produtos hortifrutigranjeiros que, antes da operação do novo sistema, precisavam entrar em contato por telefone.

“O sistema foi desenvolvido pra facilitar, agilizar e permitir a tabulação de dados de diferentes cotações de maneira automática. Antes, as cotações eram tabuladas em planilhas eletrônicas, salvas em formato PDF e encaminhadas para a Seção de Informática para incorporação no site da Prefeitura, o que era feito apenas no período da tarde”, explica o técnico agrícola da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Valdinei dos Santos Oliveira, responsável pelo desenvolvimento do sistema.

O novo sistema está em funcionamento desde o dia 1º de março e, além da cotação online, que já era disponibilizada, é possível consultar o histórico de preços por produto. São 154 produtos cadastrados, em sete categorias: aves e ovos; cereais; frutas brasileiras; frutas importadas; hortaliças; hortaliças rizoma e legumes. O sistema é alimentado pelos servidores do CEASA.

CEASA funciona as segundas, quartas e sextas-feiras, das 4h30 às 10h,

Basta acessar: www.pocosdecaldas.mg.gov.br/ceasa e consultar o preço no atacado de cada produto comercializado. Os preços das mercadorias podem variar para mais ou para menos, de acordo com a quantidade e qualidade. Cabe destacar que a comercialização é feita entre o comprador e os produtores e atacadistas, não tendo interferência da administração do CEASA.

Além de facilitar as negociações, comerciantes e produtores também podem analisar o comportamento dos preços dos produtos em determinados períodos de tempo, auxiliando no planejamento.

“É importante destacar o trabalho de toda a equipe, em especial do nosso técnico agrícola Valdinei Oliveira, que criou esta ferramenta que coloca o CEASA de Poços verdadeiramente na era da tecnologia, proporcionando a agilidade que os produtores, comerciantes e consumidores necessitam no dia a dia”, destaca a coordenadora de Fomento Agropecuário, Vanessa Barzagli.

CEASA
O Centro Regional de Abastecimento – CEASA Poços – tem a finalidade de comercializar hortifrutigranjeiros no atacado. O local é aberto a pessoas físicas e jurídicas e funciona as segundas, quartas e sextas-feiras, das 4h30 às 10h, na Avenida Presidente Wenceslau Braz, 2222 – Campos Elíseos. O telefone é o 35 3697-2195.