Você está em:

Novos horizontes: jovens e adultos de Poços são alfabetizados pelo Método Dom Bosco

Solenidade de entrega de certificados foi realizada na Autarquia Municipal de Ensino

Em busca de novos horizontes, os alunos participantes do projeto de Alfabetização de Jovens e Adultos da Autarquia Municipal de Ensino receberam seus certificados em solenidade realizada na noite da última quarta-feira (3), no auditório da AME. A nova vida, agora com acesso ao mundo da leitura e da escrita, já começou para os formandos – jovens, adultos e idosos – que, depois de tanta espera, mostraram que sempre é tempo de aprender, compartilhando com os convidados textos de sua autoria.

A secretária municipal de Educação, Maria Helena Braga, presidente do Conselho Curador da AME, representou o prefeito Sérgio Azevedo na cerimônia, que contou também com a presença do diretor da Autarquia Municipal de Ensino, professor Carlos Roberto de Oliveira Costa e de representantes das instituições parceiras na iniciativa, como a Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Superintendência Regional de Ensino (SRE), do Conselho Curador e equipe da autarquia.

As apresentações musicais da professora Édera e dos Irmãos Oliveira Costa também marcaram a solenidade de entrega dos certificados, além da emoção dos estudantes que concluíram esta etapa tão significada da alfabetização, convidados e familiares. “A educação é luz e esta formatura é uma alegria, pois os jovens e adultos têm agora uma oportunidade na sociedade”, destacou a secretária municipal de Educação, Maria Helena Braga.

A professora informou também que os recém-alfabetizados podem dar continuidade aos estudos na Educação de Jovens e Adultos (EJA), com turmas ofertadas em escolas da Rede Municipal de Ensino. “A educação é a única forma de melhorar a sociedade e, por isso, todos temos compromisso com a educação”, completou Maria Helena Braga.

Já o diretor da AME, Carlos Roberto de Oliveira Costa, agradeceu a todos os parceiros que viabilizaram o curso de Alfabetização para Jovens e Adultos. Ele citou os Salesianos, responsáveis pelo treinamento para os professores e pelo método Dom Bosco, utilizado no projeto. “O professor ajuda a desenvolver o potencial das pessoas, a descobrir, a descortinar o mundo. Temos responsabilidade de ajudar o outro e, assim, contribuirmos para melhorar o mundo”, ressaltou.

Na ocasião, também foi apresentado um vídeo do Irmão Pereira de Carvalho Filho, que ministrou a capacitação em Alfabetização de Jovens e Adultos, voltada para os educadores responsáveis pelas aulas do curso. Ele incentivou os alunos formandos a darem prosseguimento nos estudos.

Alfabetização de Jovens e Adultos
As aulas do projeto de Alfabetização de Jovens e Adultos tiveram início em 9 de maio, com término em 8 de julho, nas escolas estaduais Padrão, David Campista, Dr. Edmundo Gouvêa Cardillo e Francisco Escobar, no Colégio Municipal Dr. José Vargas de Souza, no CAIC Professor Arino Ferreira Pinto, E.M. José Avelino de Melo e no campus da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).

O curso “Ações e Noções: Educação de Jovens e Adultos – Ler e escrever em busca de novos horizontes” é uma parceria entre a Autarquia Municipal de Ensino (AME), Prefeitura de Poços de Caldas, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Salesianos, Superintendência Regional de Ensino de Poços de Caldas e UEMG.

Os alunos foram alfabetizados pelo Método Dom Bosco de Educação de Base, que trabalha com a associação e relação de ideias, favorecendo o raciocínio do aluno na organização e elaboração do pensamento. A metodologia recebeu esse nome em homenagem a São João Bosco, fundador da Congregação Salesiana e do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (Salesianas), que se dedicam à educação da juventude.

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Avenida Francisco Salles, 343, Poços de Caldas - 37701-013

Funcionamento

09:00 às 17:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Comunicação Social