Núcleo de Qualidade para Assistência da Odontologia Hospitalar é instituído

Comissão na primeira reunião realizada na Secretaria Municipal de Saúde

Foi realizada, na Secretaria Municipal de Saúde, a primeira reunião do Núcleo de Qualidade para Assistência da Odontologia Hospitalar. Recém-instituído, o Núcleo teve a criação baseada na Resolução da Secretaria Estadual de Saúde, nº 6.838, de 18 de setembro de 2019, que estabelece as normas gerais para adesão, execução e monitoramento do processo de concessão do incentivo financeiro complementar aos serviços de assistência odontológica hospitalar de média complexidade e alta complexidade no Estado de Minas Gerais. “Este primeiro encontro deu início as ações deste trabalho que visa monitorar atendimentos, tempo de espera dos pacientes, qualidade da assistência prestada, além de promover iniciativas de educação permanente”, explicou a Dra. Cristiane Maria da Costa Silva, coordenadora do serviço de Saúde Bucal.

Composição do Núcleo

Os dentistas Aldo Silva Mayrink e Eliane de Lourdes Ribeiro Bifaroni, representando os profissionais; os médicos Alberto Silos Volponi e Márcia Silveira Correa, representando a Santa Casa; Mauro Benedito Ferreira e Aparecida Maria Mendes, representando a Superintendência Regional de Saúde; Cristiane Maria da Costa Silva, coordenadora do serviço de Saúde Bucal e Miriam de Fátima Cioffi Ayres, apoiadora da Atenção Básica, são as representantes do Município no Núcleo. As reuniões serão quadrimestrais.

Saúde Bucal

Atendimento é disponibilizado de forma descentralizada

Em Poços, 12 equipes da Estratégia de Saúde da Família, possuem profissionais da saúde bucal. Além destas equipes, a Rede Municipal de Saúde conta com mais 19 dentistas, 8 técnicos e 3 auxiliares em Saúde Bucal da Atenção Básica, que atendem em 24 consultórios distribuídos em todas as áreas da cidade, inclusive na zona rural. Os atendimentos também incluem procedimentos de média e alta complexidade, realizados pelo – CEO – Centro de Especialidades Odontológicas e pelo Hospital Santa Casa, respectivamente. “O atendimento odontológico da Secretaria Municipal de Saúde é muito amplo e presta um serviço abrangente a toda a população, em diferentes áreas da Odontologia. Desde a Atenção Básica, onde temos várias unidades com serviços montados em pleno funcionamento, até o atendimento mais especializado no Centro de Especialidades Odontológicas e as cirurgias bucomaxilofaciais na Santa Casa, com profissionais especializados atendendo a toda nossa demanda”, finalizou o secretário de Saúde, Carlos Mosconi.