Olhar Sulfuroso: curso gratuito de fotografia abre inscrições

Curso será realizado no Museu Histórico e Geográfico

O projeto cultural Olhar sulfuroso Poços de Caldas – Fotografia, Memória e Preservação Cultural – está com inscrições abertas para novos participantes no curso gratuito de fotografia. Em sua segunda edição, vai utilizar a fotografia como ferramenta de expressão artística e de reflexão acerca da diversidade cultural de Poços de Caldas. O curso será ministrado pela experiente fotógrafa Thaty Naila e realizado no Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas.

Aprovado na Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Poços de Caldas, o curso é patrocinado pela Biotropica, Hotel Golden Park e Instituto Donato e conta com a parceria da Carimbo Cultural e assessoria de imprensa da jornalista Bibi Rodriguez.

A iniciativa é totalmente gratuita e aberta à participação de crianças a partir de 12 anos de idade, jovens, adultos e idosos. As aulas acontecerão às quartas-feiras, das 18h30 às 20h30, com início no dia 05 de junho. O curso terá a duração de três meses, divididos em 10 encontros, incluindo, inicialmente, aulas práticas e teóricas, saídas fotográficas e análise das fotografias produzidas.

Em um segundo momento, abordará temas como Preservação Patrimonial Cultural e Artística e Educação Patrimonial (Bens materiais e imateriais) da cidade fotografada, a partir do diálogo, troca de impressões e saberes dos participantes. Consta, ainda, na programação, o “Álbum de Família”, no qual os participantes serão convidados a debater sobre suas memórias afetivas e reconstruir cenários.

Ao final do curso, haverá uma exposição com as melhores fotografias escolhidas pelos participantes, com a ajuda de um experiente curador. As fotografias também serão públicas em formato cartão-postal, gerando um importante material de divulgação do trabalho realizado. O desenvolvimento do projeto poderá ser acompanhado através na rede social do projeto, atualizada semanalmente: instagram/olharsulfuroso.

Em 2018, uma versão menor deste curso aconteceu em dezembro, também pela LMIC, com 20 participantes. A exposição foi realizada no Pasquim Bar, além da publicação do primeiro cartão-postal Olhar Sulfuroso.

Para se inscrever na edição 2019, os interessados devem preencher formulário on line no site: www.thatynaila.com.br. Vale lembrar que as vagas são limitadas.