PAA e Banco de Alimentos: uma parceria de sucesso

Doações cresceram 61,19% no primeiro semestre de 2021

Estreitar o relacionamento com os agricultores familiares e aprimorar cada vez mais a parceria entre o Banco de Alimentos e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Com esse objetivo na cabeça, a equipe do Banco de Alimentos de Poços de Caldas está percorrendo as propriedades rurais do município.

O Banco de Alimentos visa à garantia do direito humano a uma alimentação saudável e o Programa de Aquisição de Alimentos é peça fundamental dentro da política de segurança alimentar do município. O PAA é voltado para a compra de alimentos produzidos pela agricultura familiar para destiná-los às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial e pelos equipamentos públicos de alimentação e nutrição.

“Estamos visitando as propriedades para estar mais próximos do agricultor, entender as suas demandas e melhorar a parceria com o Programa de Aquisição de Alimentos”, destaca o coordenador de Segurança Alimentar da Secretaria Municipal de Promoção Social, José Porto, responsável pelo Banco de Alimentos.

As visitas foram realizadas na terça e quinta-feira dessa semana. Em alguns locais, foi possível acompanhar os efeitos da forte geada, que afetou plantações em toda a região. “Fui muito bem recebido por onde passei. Mesmo diante dos prejuízos causados aos agricultores com a geada, todos estavam confiantes e esperançosos que será um ano melhor. Vamos trabalhar para que venham dias melhores”, espera Porto.

Nesta semana, a equipe do Banco de Alimentos esteve com os agricultores familiares da região do Souza Lima, entre eles diversos produtores da família Zanetti.

PAA no município
Atualmente, 78 agricultores familiares são cadastrados junto ao Programa de Aquisição de Alimentos. No primeiro semestre, o Banco de Alimentos recebeu 108 toneladas de alimentos diversos doados pelos agricultores, uma ampliação de 61,19% em relação ao mesmo período do ano passado, quando as doações totalizaram 67 toneladas.

“Nossa visita também teve como objetivo ampliar cada vez mais as doações ao Banco de Alimentos. Muitas vezes, os produtos estão fora do padrão para comercialização, mas em totais condições para o consumo e podem fazer a diferença na mesa das famílias em situação de insegurança alimentar que recebem nossa Cesta Verde e para as 38 entidades socioassistenciais atendidas semanalmente pelo Banco de Alimentos”, ressalta Porto.

Participam do PAA agricultores familiares e empreendedores familiares rurais, chamados de beneficiários fornecedores. A aquisição de alimentos pelo programa deve conciliar a demanda por ações de promoção de segurança alimentar e nutricional e de abastecimento alimentar com a oferta de produtos pelos beneficiários fornecedores do PAA.

O pagamento e todos os procedimentos são realizados e monitorados via sistema eletrônico, o SISPAA. Todos os meses, o Ministério da Cidadania valida as notas fiscais e realiza o pagamento aos agricultores. O pagamento é feito pelo Governo Federal diretamente ao agricultor familiar, que recebe por meio de cartão bancário próprio do PAA.

O que é Banco de Alimentos
O Banco de Alimentos integra a política de Segurança Alimentar do município. O equipamento recebe e adquire gêneros alimentícios como frutas, legumes e verduras, especialmente da Agricultura Familiar e distribui a entidades e famílias em situação de insegurança alimentar cadastradas.

Nos primeiros quatro meses de 2021, o Banco de Alimentos de Poços de Caldas bateu o recorde histórico de arrecadação e distribuição de gêneros alimentícios do equipamento por quadrimestre, desde a sua inauguração, em 2015, totalizando 88.219,84 kg de alimentos.

Localizado nas imediações do CEASA, na zona leste do município, o Banco de Alimentos recebeu melhorias na última semana. “Para aprimorar o serviço prestado, passamos a contar com uma Câmara Fria de 15 m2, um novo caminhão refrigerado, instalação de novas rampas e aquisição de palets e uniformes”, ressalta o secretário municipal de Promoção Social, Carlos Eduardo Almeida.

Você também pode ajudar!
Além de gêneros de hortifrúti, o Banco de Alimentos também recebe doações de alimentos básicos, como arroz, feijão, farinha e açúcar, entre outros, que são distribuídos a famílias em situação de risco e vulnerabilidade social, já cadastradas e acompanhadas pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e a entidades socioassistenciais do município.

Para fazer sua doação é fácil. Basta levar os gêneros alimentícios até a sede do Banco de Alimentos, onde será realizado o cadastro de Amigo Doador, ou entrar em contato pelos telefones 3697-2279 e 98406-5758 (Whatsapp) para agendar a retirada das doações pela equipe da Secretaria Municipal de Promoção Social.