Pacientes atendidos na ESF Cascatinha realizaram visita ao Jardim Botânico

No âmbito das atribuições da Atenção Básica à Saúde, destacam-se as ações de promoção à saúde. A ESF Cascatinha propõe, dentre as ações de promoção, a implantação de horta comunitária para cultivo de plantas medicinais e seu fornecimento à população adstrita.

A promoção da saúde consiste num conjunto de estratégias ocadas na melhoria da qualidade de vida dos indivíduos e coletividades. Pode se materializar por meio de políticas, estratégias, ações e intervenções, com objetivo de atuar sobre os condicionantes e determinantes sociais de saúde, de forma intersetorial e com participação popular, favorecendo escolhas saudáveis por parte dos indivíduos e coletividades no território onde residem, estudam, trabalham, entre outros. As ações de promoção da saúde são potencializadas por meio da articulação dos diferentes setores da saúde, além da articulação com outros setores como o próprio Jardim Botânico.

Na última terça (23 foi realizado uma visita ao Jardim Botânico com os membros da Equipe do PSF Cascatinha e usuários do território, guiado por pedagogas e biólogas que dentre outras atividades promoveram ações educativas relativas às plantas medicinais, Plantas Alimentícias Não Convencionais e flora da região. A comunidade agradeceu a recepção do Jardim Botânico e a cortesia do transporte oferecido pela empresa Floramar.