Você está em:

Pandemia, Setembro Roxo e Mal de Alzheimer são temas do Hora da Saúde desta semana

Setembro é o Mês Mundial da Doença de Alzheimer, na campanha intitulada Setembro Roxo. O objetivo é sensibilizar e conscientizar a população, entidades públicas e privadas de saúde, assim como profissionais das mais diversas áreas, sobre a importância do diagnóstico precoce e da prevenção. Demência é um nome coletivo para as síndromes cerebrais degenerativas progressivas que afetam a memória, pensamento, comportamento e emoção. A doença de Alzheimer e a demência vascular são os tipos mais comuns de demências, responsáveis por mais de 90% dos casos de demência. Os sintomas podem incluir: perda de memória, dificuldade em encontrar palavras ou compreender o que as pessoas dizem, dificuldade em desempenhar tarefas rotineiras prévias e mudanças na personalidade e humor.

A saúde na pandemia e a mobilização do Setembro Roxo – mês de conscientização sobre o Mal de Alzheimer foram os assuntos do Programa Hora da Saúde desta quinta, 24, na Libertas FM. Participou desta edição, Euclides Colaço Melo dos Passos, Médico de Família e Comunidade, atuante na UBS Kennedy 2, Mestre de Bioética e Professor do curso de Medicina da PUC Minas Poços de Caldas. Durante a entrevista, o médico ressaltou que não há cura para a doença e por isso, é importante trabalhar a prevenção: alimentação saudável, prática de atividades físicas e atividade intelectual constante, tudo isso associado, proporciona mais qualidade de vida, conforme orientou o especialista. Os efeitos da pandemia e a necessidade de maior atenção, especialmente com a população idosa, durante este período, também foram alertas feitos pelo médico.

Euclides Colaço Melo dos Passos, Médico de Família e Comunidade, com a jornalista Aline Fallaci

Atendimento SUS

O Ambulatório de Neurologia do Hospital da Zona Leste atende a pacientes com suspeita de problemas de memória e cognição, para avaliação neurológica, exames e acompanhamento. Os encaminhamentos são feitos pelos postos de saúde. Tanto para acompanhamento neurológico, quanto para a assistência do SAD, Serviço de Atenção Domiciliar, o primeiro passo é procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de casa. As UBSs também oferecem este atendimento para orientação, prevenção e promoção de saúde.

Hora da Saúde

A atração semanal, com uma hora de duração, aborda, a cada quinta, um tema ligado à saúde, com foco para a pandemia neste momento. A apresentação é feita pela jornalista Aline Fallaci, gerente da Seção de Controle de Qualidade de Atendimento, da Secretaria Municipal de Saúde. As participações dos ouvintes são recebidas pelo (35) 3721-9494. A Libertas pode ser sintonizada no 99,5 FM e na internet (www.libertas.pocosdecaldas.mg.gov.br).

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Avenida Francisco Salles, 343, Poços de Caldas - 37701-013

Funcionamento

09:00 às 17:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Comunicação Social