“Para Além do Vestir” propõe ações para discutir moda e sustentabilidade

Evento gratuito traz bate-papo, oficinas e workshops

Pensando em conscientizar e debater sobre a sustentabilidade da moda de um jeito possível, justo e transparente, o projeto “Para Além do Vestir” propõe um evento com bate-papo, workshops e oficinas com o objetivo de incentivar as pessoas a reconhecer o impacto pessoal e valorizar a qualidade em detrimento da quantidade, fortalecendo a ideia de que mudanças de hábitos, valorização de pequenas marcas e da produção local podem gerar impactos significativos para trazer mudanças positivas para a sociedade como um todo.

Serão realizados dois encontros em Poços de Caldas, o primeiro deles está marcado para o dia 2 de julho, sábado, no período das 14h às 17h30, no CEU da Zona Leste. A ação é gratuita e as vagas são limitadas. Para se inscrever acesse: https://abre.ai/paralemdovestir.

A proposta foi idealizada por Zi Marcon, Áurea Grizatti, Amanda Ferreira e Chiara Carvalho, que têm desenvolvido um trabalho em Poços de Caldas e região para trazer um novo olhar para a economia criativa e a produção cultural, especialmente quando o assunto é moda. Como profissionais apaixonadas pelo valor cultural, social e ambiental desse setor, também se sentem responsáveis em criar oportunidades para abordar a pauta e contribuir para a construção de uma sociedade mais responsável. Assim, as ações do projeto “Para Além do Vestir” foram pensadas com a intenção de dar ênfase à moda sustentável.

“Há algum tempo, a moda deixou de ser algo funcional e passou a ser também uma forma de expressão. Com essas mudanças, ligadas também às redes de fast fashion, os impactos negativos tanto na área ambiental como na área de direitos humanos estão crescendo diariamente. Diante disso, é urgente discutir cada vez mais sobre práticas mais conscientes e sustentáveis no mundo da moda”, destaca Áurea Grizatti.

Este é um projeto cultural viabilizado com patrocínio da Prefeitura de Poços de Caldas/ Secretaria Municipal de Cultura, com produção da Carvalho Agência Cultural. A primeira ação conta com apoio do CEU Zona Leste e também das empresas Casa das Lãs, Leocely, Margô Ateliê, Ponto Cor, Xica Moda Mineira e Yaô Ateliê, que ofereceram materiais e aviamentos necessários para realização das oficinas.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

BATE-PAPO: Roda de conversa com Zi Marcon, Áurea Grizatti, Amanda Ferreira e a comunidade com assuntos relacionados à moda sustentável, como: impactos do comportamento do consumidor na sustentabilidade, valorização de costureiras e pequenas marcas, lavagem de roupas, customização, valorização da identidade pessoal, entre outros assuntos.

Workshop #1 – “Despertar de uma nova consciência”: Conversa sobre sociedade de consumo e o despertar de uma nova consciência na moda com oficina prática de customização de roupas.

Workshop #2 – “Quem somos nós, consumidores?”: Conversa sobre olhar para as roupas de forma mais inteligente e carinhosa, com oficina prática de consertos em geral.

Workshop #3 – “Moda e Identidade”: Dicas de estilo pessoal, consumo consciente, coloração, mudança de hábitos para se vestir de forma consciente e como isso impacta o meio ambiente.

“Para Além do Vestir – Moda e Sustentabilidade”
Data: sábado, 02 de julho de 2022
Horário: 14h às 17h30
Local: CEU – Centro de Artes e Esportes Unificado (Rua Miguel Calixto de Moraes, nº 1.153, Jd. Itamaraty, Zona Leste, Poços de Caldas)