Pesquisa inédita levanta hábitos de consumo em Poços

Todos os moradores devem participar para ajudar na retomada da economia

Como o comerciante pode melhorar as vendas, escolher os produtos mais consumidos para colocar em exposição, ter conhecimento do que as pessoas andam reclamando e do que está no caminho certo?

É difícil para o dono de uma loja de sapatos, por exemplo, saber tudo isso, ainda mais diante do quadro de pandemia que mudou os hábitos do consumidor. Para fortalecer, unir e prosperar as atividades comerciais e de serviços, e também a fim de atender cada vez mais os desejos do consumidor, a secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet) realiza uma pesquisa inédita que deve ser respondida por todos os moradores de Poços de Caldas. “ O setor de comércio e serviços precisa conhecer melhor o cliente dele, o consumidor. A pesquisa vai mapear o que o consumidor deseja, quais produtos ele adquire aqui ou em cidades vizinhas, qual a forma de pagamento que ele mais usa. O porquê dele comprar em outras cidades ou mesmo na internet. Com isso, o comerciante da cidade e até mesmo o de fora, vão poder criar ações de melhorias, investimentos, inclusive setoriais para investir em bairros”, explicou Diva Helena Funchal , coordenadora de Fomento à Indústria e Comércio, da Sedet.

A pesquisa está  disponível no site da Prefeitura, no link https://pocosdecaldas.mg.gov.br/prepc-consumidores/  e toda a informação coletada para este mapeamento será pública. A população deve participar de todas as etapas desse programa de retomada da economia. Na primeira etapa, um questionário levantou as demandas do empresariado. “Estes dados já foram compilados e integram o Plano. Agora, queremos ouvir os consumidores. Vamos fazer um diagnóstico dos hábitos de consumo”, reforçou Diva Funchal.

A pesquisa  é composta por 21 questões, entre Identificação (não é necessário colocar nome); Hábitos de consumo (produtos mais consumidos e locais onde são adquiridos); e Ações de Melhorias, onde os próprios consumidores podem apontar as melhorias a serem implantadas.

O Plano Municipal de Retomada Econômica foi iniciado no dia 17 de junho. A ação possui várias etapas para restabelecer a atividade econômica em Poços de Caldas por causa da pandemia do novo coronavírus.