PlanMob realiza pesquisas com a população

Na área central, a pesquisa está sendo realizada no Terminal de Linhas Urbanas

Quatro equipes da coordenação do Plano de Mobilidade Urbana -PlanMob de Poços de Caldas estão realizando pesquisas de opinião junto à população. As entrevistas tiveram início nesta quarta e se estendem até sexta, 28, de 7h às 19h, nos seguintes locais: Terminal Central de Linhas Urbanas, Shopping Poços de Caldas, IF Sul de Minas e Supermercado Bretas da zona leste.

A participação da população é de extrema importância, pois a partir das pesquisas realizadas, terão início os estudos de identificação dos problemas para o apontamento de soluções para a mobilidade. “Além das pesquisas, haverá ainda a realização de mais duas audiências públicas, espaços para opinião e debates entre representantes da comunidade”, informa o secretário de Defesa Social, Marcos Tadeu Sansão, que visitou todos os pontos em que as pesquisas estão sendo realizadas, na manhã de quarta.

Em 14 de agosto aconteceu a primeira audiência pública, no Espaço Cultural da Urca, quando foi apresentado o projeto do PlanMob Poços de Caldas. O plano está sendo executado pela Universidade de Engenharia de Itajubá (EFEI), campus Itabira, que possui o curso de Engenharia de Mobilidade, por meio de convênio com a Prefeitura.

Pesquisas
Estão sendo desenvolvidas três pesquisas. A primeira, sobre Origem e Destino; a segunda sobre Satisfação do Transporte Público Coletivo; e a terceira, uma Pesquisa de Opinião de Ciclistas e Pedestres.

Pesquisa Origem e Destino: Os deslocamentos realizados em uma cidade permitem que as pessoas realizem suas atividades cotidianas e, para que isso ocorra, a infraestrutura e os serviços de transporte precisam estar preparados para atendê-los. Portanto, para se planejar a cidade, é necessário conhecer as características desses deslocamentos, tais como: origem e destino das viagens, modos de transporte disponíveis e as decisões pessoais. Esse é o objetivo da Pesquisa Origem-Destino: coletar, por meio de entrevistas, informações sobre as viagens realizadas para planejar adequadamente os espaços públicos e os transportes coletivos.

Pesquisa de satisfação do transporte público coletivo: A Pesquisa de Satisfação busca o levantamento da opinião e o nível de satisfação do usuário sobre o serviço de transporte público coletivo do município. O resultado dessa pesquisa possibilitará que medidas de melhorias sejam indicadas no que tange ao transporte público coletivo da cidade de Poços de Caldas.

Pesquisa de opinião ciclistas e pedestres: Visa conhecer os padrões de mobilidade dos pedestres e ciclistas do município, assim como os aspectos que estes consideram prioritários para melhorias.

Entrevistas estão sendo realizadas com motoristas, pedestres e ciclistas