Plano de Mobilidade Urbana é apresentado em audiência pública

Plano de Mobilidade Urbana de Poços foi apresentado em audiência pública

A audiência pública, para a apresentação do Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob), de Poços de Caldas, aconteceu na última sexta-feira (10), à noite, no Espaço Cultural da Urca. O trabalho, fruto de mais de um ano de ações na cidade, foi realizado por professores do Curso de Engenharia da Mobilidade, da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), campus Itabira.

Ao todo, a proposta do PlanMob possui mais de 1.100 páginas, que detalham projetos de revitalização de vias, construção de cicloviários e, também, transporte coletivo etc. Na audiência, foi apresentado o resumo de todo o levantamento. A íntegra do relatório, aborda os pontos exigidos pela lei Lei Federal 12.587/2012, que determina que cidades com mais de 20 mil habitantes têm que possuir um PlanMob.

O encontro na Urca, contou com a participação de representantes de algumas associações e entidades da sociedade civil de Poços. Também estiveram presentes ao evento, o prefeito Sérgio Azevedo, o vice Flávio Faria e secretários municipais, entre eles, o titular da pasta de Defesa Social, Marcos Sansão. Acompanharam a audiência, ainda, ex-prefeitos, vereadores e empresários de diversos setores da cidade.

Algumas contribuições feitas por pessoas presentes ao evento foram anotadas. Conforme informou a professora, Iara Martins, coordenadora do PlanMob Poços, a equipe da Unifei vai avaliar a viabilidade técnica de cada uma das sugestões.

O texto com a proposta completa do PlanMob será encaminhado à Câmara Municipal, para apreciação ainda este ano. Em seu conteúdo, estão ferramentas que analisam a mobilidade na cidade e definem ações que vão favorecer o fluxo de pessoas em todo o ambiente urbano. O PlanMob está disponível no link http://bit.ly/2IGy5D4.