Você está em:

Poços comemora aniversário com Saúde em primeiro lugar e mais atendimentos para todos

Aniversário é o momento de refletir, de fazer um balanço e traçar novos projetos. Poços completou 147 anos esta semana e temos muitos avanços na área da Saúde, para comemorar! Foi difícil resumir tudo o que foi feito nestes últimos quase três anos, mas, nós tentamos: confira!

Mais Cirurgias de Catarata!

Uma das primeiras iniciativas foi a retomada do mutirão de cirurgia de catarata, que em sete meses, realizou mais de mil

Atendimento sem fila de espera

cirurgias. O trabalho foi feito graças também à verba de 500 mil reais que o prefeito Sérgio Azevedo deixou de repassar à AESB – Associação das Escolas de Samba e Blocos, para destinar à saúde. De janeiro de 2017 até agora, já foram mais de três mil cirurgias realizadas. E o atendimento continua, com agilidade e qualidade. “Este foi um compromisso assumido desde o início do nosso trabalho, de priorizar a Saúde, de zerar todas as filas de espera possíveis e de dar um melhor atendimento à população”, disse o prefeito Sérgio Azevedo. 

Mais Consultas Oftalmológicas!

Fila de espera foi esvaziada

Também em parceria com o Cismarpa – Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião Alto do Rio Pardo, a Secretaria Municipal de Saúde conseguiu esvaziar a fila de espera por consulta oftalmológica. Os agendamentos foram feitos para pacientes encaminhados para atendimento oftalmológico pelas unidades básicas de saúde. Foram quatro mutirões realizados aos sábados, neste semestre. Durante o mês de setembro, foram, ao todo, 2.300 pacientes agendados para atendimento. O número é muito maior do que a média de 600 consultas mensais, oferecidas no primeiro semestre. Para outubro, foram 1.900 consultas e o esvaziamento da fila de espera, que chegou a ter mais de três mil pacientes no início de 2017. O comparativo dos últimos anos mostra o crescimento no número de atendimentos. Em 2016, foram 4.229 consultas. Em 2017, 6.059; e em 2018, 7.651 consultas oftalmológicas. Em 2019, este número já passa de 8.500 consultas. “É o resultado de um trabalho que vem sendo desenvolvido desde o início da nossa gestão com este objetivo de esvaziar a fila e oferecer assistência de qualidade e com mais rapidez. Nosso próximo passo é tentar diminuir o percentual de faltas dos pacientes que chega a 20%, 30% ou até mais, dependendo do procedimento. Verificamos nos mutirões anteriores que os agendamentos no período da manhã têm menos faltas e por isso, concentramos os atendimentos para este período, como tentativa de diminuir este absenteísmo. Mas, mais uma vez, pedimos e contamos com o apoio dos nossos pacientes neste sentido”, reforçou o secretário adjunto de Saúde, Flávio Togni de Lima e Silva.

Mais Conforto para os Pacientes com Glaucoma!

Medicamentos e consultas centralizados em um só lugar

Com o intuito de melhorar a assistência prestada aos pacientes de Poços, a dispensação dos colírios que antes era feita nas farmácias municipais, agora está concentrada na sede do Cismarpa, na Rua Narciso Ferreira de Andrade, 145, no Bairro São José. Agora, em um só lugar, o paciente recebe atendimento e já recebe também a medicação necessária para até a próxima consulta, que já é agendada neste momento. A mudança foi possível graças a articulações da Secretaria Municipal de Saúde, para a busca de recursos junto ao Ministério da Saúde, que passou a fornecer seis tipos de colírios, pelo Programa Federal de Glaucoma. Além disso, a parceria com a Santa Casa de Itanhandu, credenciada pelo Programa Federal, permitiu a adequação de acordo com o protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde e gerou uma economia mensal de aproximadamente 40 mil reais, com o fornecimento dos colírios pelo Governo Federal. “Além de todas as melhorias já citadas e que estão sendo comprovadas pelos pacientes, essa economia nos permite realocar este recurso, antes utilizado para a compra dos colírios, e oferecer outros serviços de Saúde, atendendo a mais pacientes. São esforços para melhorar cada vez mais nosso atendimento e aprimorar a assistência prestada”, disse o secretário de Saúde, Carlos Mosconi.

Mais Cirurgias Plásticas Corretivas!

Cirurgias de correção de pálpebra caída, de orelha de abano e de retirada de pequenos tumores foram realizadas para pacientes do SUS. Os procedimentos foram feitos pelos profissionais da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica em parceria com a Prefeitura.  “Para nós é uma grande felicidade esta parceria que se reflete em benefícios à população, por isso ficamos extremamente gratos aos médicos que são voluntários”, afirmou o secretário adjunto de Saúde, Flávio Togni de Lima e Silva.

Mais Procedimentos com a Inclusão da Escleroterapia com Espuma nos Serviços SUS! 

O atendimento passou a fazer parte da tabela SUS em 2017. Em julho do mesmo ano, um mutirão realizado pela Prefeitura na

Mutirões agilizaram o atendimento

Santa Casa, atendeu 15 pessoas. O alto índice de satisfação dos pacientes incentivou a continuidade da realização do procedimento em Poços. Poços de Caldas figura como uma das cidades pioneiras nesta iniciativa. Mais de 250 procedimentos já foram realizados no período. “É mais um mutirão que a gente realiza. Primeiro, foram as cirurgias de catarata e, agora, estamos também atendendo aos pacientes que esperam pelo tratamento para varizes. Vamos estender o trabalho para outras ações que atendam a estas pessoas que sofrem nesta espera há anos”, afirmou o prefeito Sérgio Azevedo.

Mais Exames!

 

Faltas de pacientes prejudicam os atendimentos

Dentro desta preocupação em atender com mais agilidade, outra ação desenvolvida foi o mutirão de ultrassom, com a realização de milhares de exames. Outro procedimento com demanda que gerava a espera de meses para os pacientes, o exame de ecocardiograma transtorácico, também teve a fila esvaziada pela Secretaria Municipal de Saúde. Desde maio até outubro, foram agendados cerca de 1.500 exames de ecocardiograma transtorácico, solicitados por cardiologistas que atendem nos núcleos de especialidade. Todos os pacientes que estavam na fila de espera puderam ser chamados e ainda assim, alguns não compareceram. Aliás, as faltas de pacientes a procedimentos agendados é uma dificuldade enfrentada pela Saúde e que prejudica os atendimentos. “Primeiro, zeramos a longa fila de espera pelas cirurgias de catarata e ampliamos também a oferta de exames de ultrassom para agilizar o atendimento. Mais recentemente, concluímos o atendimento dos pacientes que aguardavam por uma consulta oftalmológica e agora atingimos mais este resultado positivo, que é o atendimento dos pacientes que necessitam fazer ecocardiograma transtorácico. Estamos trabalhando constantemente para eliminar outras filas. Registro um agradecimento especial a nossa equipe, pelo empenho nestas ações e peço mais uma vez, a colaboração da população, no sentido de manter os dados de contato em dia e de não faltar aos procedimentos agendados”, reforçou o secretário adjunto Flávio Togni de Lima e Silva. 

Mais Consultórios Odontológicos!

Mais atendimentos para adultos e crianças

Nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros Santa Rosália/Santana e Country Club, os consultórios odontológicos da saúde bucal trouxeram mais conforto aos moradores destas regiões que antes tinham que ir até a Policlínica Central para agendar as consultas e que passaram a ter o atendimento perto de casa. Os consultórios foram adquiridos com recursos do Governo Federal e os equipamentos periféricos, com recursos do município. Já na Policlínica Central, o novo consultório oferece atendimento a crianças das regiões central e centro-oeste, de bairros que não possuem consultórios nas respectivas unidades básicas de saúde. A sala do novo consultório foi reformada com recursos do município. Além disso, pacientes atendidos na região Sul de Poços passaram a ter mais um serviço de saúde bucal: próteses parciais removíveis e próteses totais, disponíveis nas equipes do Kennedy II e da Cohab I e II, na Regional Sul. “Ampliar os serviços significa atender cada vez mais pessoas e estar cada vez mais próximo da população”, lembrou Mosconi.

Mais Apoio para a Santa Casa!

Mais recursos destinados

Fundamental para a Saúde, não só de Poços, mas de dezenas de municípios do Sul de Minas, a Santa Casa vem enfrentando uma grave crise financeira, gerada, principalmente, pelo atraso nos repasses dos valores devidos pelo Governo do Estado. A Prefeitura de Poços abraçou a causa e vem dando apoio financeiro para que o Hospital possa manter os atendimentos, fazendo o adiantamento dos valores devidos pelo Estado.

Mais Cirurgias Eletivas!

Além do apoio dado à Santa Casa, a Secretaria Municipal de Saúde também estreitou a parceria com o Hospital Santa Lúcia. Esse trabalho em conjunto aumentou sensivelmente o número de cirurgias eletivas realizadas, proporcionando atendimento para quem aguarda.

Mais Recursos para a Média e Alta Complexidade!

Os recursos de MAC – Média e Alta Complexidade repassados pela União ao Município, foram ampliados. O teto anual de cerca de 63 milhões de reais, a partir de 2018, passou a ser de aproximadamente 67 milhões de reais. O aumento se deve à aprovação de incorporação de recursos financeiros federais ao teto de Média e Alta Complexidade do município de Poços de Caldas para a recomposição dos valores federais de custeio do Hospital Santa Lúcia e da Santa Casa. A liberação do recurso de 3 milhões e 600 mil reais, repassado em 12 parcelas, é o fruto de três visitas que o secretário de Saúde, Carlos Mosconi fez a Brasília, para audiências com o ministro da Saúde, na época, Ricardo Barros.

Mais Qualidade com Poços entre os Municípios Mineiros com Melhor Cobertura em Saúde!

Poços é Top 8 em Saúde

Poços ficou em primeiro lugar entre os municípios com melhor cobertura em saúde, que são aqueles que apresentam a mais completa estrutura de Serviços de Saúde e a mais alta efetividade considerando indicadores, parâmetros, índices de acesso e método de seleção na atenção básica, média e alta complexidade hospitalar, para população própria exclusivamente SUS. Do ranking apontado, os municípios mineiros mais bem qualificados e que possuem habilitação em Alta Complexidade em Cardiologia foram listados no TOP 8. Poços aparece em primeiro lugar, na frente de Belo Horizonte, Divinópolis, Alfenas, Muriaé, Uberaba, Ipatinga e Ponte Nova.

Mais Conforto para os Atendimentos!

Unidades de saúde de diferentes pontos de Poços, receberam melhorias e obras de manutenção, que há anos não eram

CAPS II ganhou novo espaço para atendimentos

realizadas. Na Policlínica Central, a reforma geral permitiu a reabertura de banheiros desativados por falta de condições de uso. A sala de Raio-X, onde são atendidos por semana, cerca de 200 pacientes, antes tomada por infiltração, mofo e ferrugem, foi reformada e ganhou pintura nova, feita também em outros espaços da Policlínica.

No Hospital Municipal Vereador Gilberto de Mattos, o Hospital da Zona Leste, as obras incluíram melhorias na estrutura e pintura interna. No Vale das Antas, a população ganhou uma nova unidade básica de saúde, totalmente reformulada e adaptada às necessidades dos atendimentos prestados. E por falar em nova unidade, uma unidade novinha foi aberta no Jardim Hortênsias, para atender também aos moradores dos Jardins Azaléias, Acácias e Amarilys. Na Fazenda Aparecida, mais melhorias para os usuários da unidade básica que atende a comunidade, por meio de parceria com o proprietário do imóvel.

A mudança também veio para o CAPS II Girassol – Centro de Atenção Psicossocial. O novo endereço, em uma casa ampla e arejada proporciona mais espaço e possibilidades, especialmente para atividades práticas e ao ar livre, sem falar das melhores condições de atendimento nos consultórios. 

Novos equipamentos para a melhor assistência

Para a UPA, Unidade de Pronto Atendimento, foram adquiridos ventiladores mecânicos de última geração, comumente utilizados no atendimento a patologias graves, especialmente quadros neurológicos, cardíacos ou respiratórios que se agravem a ponto do paciente não conseguir respirar sozinho. Já para as clínicas de fisioterapia do município, foram adquiridos: quatro diatérmicos de ondas curtas, quatro aparelhos de ultrassonografia com terapia combinada, quatro aparelhos de eletroestimulação multicorrentes e três eletroestimuladores portáteis. Também foram compradas peças para a recuperação de equipamentos que estavam fora de uso, além da realização de manutenção preventiva, medidas essenciais para a qualidade dos atendimentos. “São mudanças que visam mais conforto para os pacientes, para o servidores e consequentemente, a melhoria dos serviços prestados à população. É muito bom ver a satisfação dos usuários e também dos profissionais da Secretaria de Saúde com todas estas melhorias”, declarou Carlos Mosconi.

Mais Estrutura para o SAMU!

Mais carros, nova sede e bases descentralizadas fazem parte das medidas

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência recebeu muitas melhorias nesta gestão. A começar pela nova sede, no Country Club, que passou por uma série de mudanças estruturais que incluíram revisão elétrica e hidráulica, adequação da cozinha e das áreas de descanso e de repouso dos socorristas, salas de coordenação e administrativo, almoxarifado, além de construção de sala de expurgo e lavador para as ambulâncias, pintura e instalação de portão eletrônico. Também houve a aquisição de mobiliário novo para o SAMU. Em 2018, entrou em circulação a motolância, com plantões diários, das 7h às 19h. O veículo já fazia parte da frota do SAMU, desde 2009, chegou a rodar por alguns meses de forma irregular, quando o Ministério da Saúde determinou a suspensão do uso. Para a volta da circulação da motolância, foi obrigatório que os condutores fizessem um curso de capacitação GMAU – Grupo de Motociclista de Atendimento as Urgências. Neste período, o SAMU também ganhou uma base descentralizada, no Hospital da Zona Leste e outra na Zona Sul. Recentemente, o prefeito Sérgio Azevedo fez a entrega de três novas ambulâncias que vieram do Governo Federal, ampliando a frota para oito ambulâncias e uma motolância.

Mais Investimentos em Parceria com a PUC!

Cursos de capacitação beneficiam servidores

Seguindo planejamento da Secretaria Municipal de Saúde, os recursos referentes à contrapartida devida ao Município, pela implantação do curso de Medicina na cidade, têm sido aplicados em cursos de capacitação para os servidores e também na aquisição de equipamentos, como o novo aparelho de Raio-X já utilizado nos atendimentos dos pacientes da UPA, a Unidade de Pronto Atendimento. E as melhorias continuam! Dentro desta parceria, também está prevista a construção de uma nova unidade básica de saúde para atender a população do bairro São Jorge e proximidades.

Mais Práticas Integrativas na Atenção Básica!

Capacitações constantes, parcerias e a estruturação de novos espaços de atendimento: esforços conjuntos para a introdução de mais PICs – Práticas Integrativas Complementares na Atenção Básica: auriculoterapia, massoterapia, shantala, termalismo, reiki e lian gong estão entre os procedimentos oferecidos à população, pelo SUS.

Mais Visibilidade para Poços!

Com a presença de representantes de 95 municípios da região Sudeste de Minas, Poços sediou o I Encontro de Pactuação do

Evento foi um marco para Saúde no Brasil

Projeto “Fortalecimento dos Processos de Governança, Organização e Integração da Rede de Atenção à Saúde – Regionalização”. Realizado em outubro, o evento é considerado um momento histórico, especialmente por quem atua na área da Saúde. Na ocasião, foi lançado o projeto do Ministério da Saúde, Hospital Alemão Oswaldo Cruz – HAOC, Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde – CONASEMS e Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais – COSEMS MG. Cerca de 250 pessoas, entre prefeitos, secretários municipais de saúde, representantes de consórcios de saúde e de superintendências regionais de saúde, participaram do evento. Está prevista a realização de quatro oficinas e de um encontro de monitoramento. O objetivo é a sistematização de um Documento Norteador, a elaboração de um Painel de Indicadores e a construção de um Documento com Referencial Metodológico.

Mais Carinho com a Causa Animal!

Programa de Castração de Cães e Gatos tem tido grande procura

Desde o final de 2017, quando a iniciativa foi lançada, já foram realizados 6.744 cadastros e 5.665 cirurgias. Todos os animais atendidos pelo Programa Municipal de Castração de Cães e Gatos, recebem também, o microchip de identificação. É este microchip que permite à equipe do CCZ – Centro de Controle de Zoonoses, localizar o domicílio e o responsável por este bichinho, caso ele se perca. As cirurgias são feitas em quatro clínicas credenciadas. O responsável pode escolher em qual clínica quer que o animal seja atendido, no ato do cadastramento e já sai com a guia de autorização de cirurgia. As clínicas têm o prazo de até três meses para a realização do procedimento. Além do Programa Municipal de Castração, o Projeto Melhor Amigo contempla outras medidas de atenção à causa animal, como: inauguração do Espaço Animal no Parque Municipal Antônio Molinari, a Feira Permanente de Adoção, atividades educativas sobre posse responsável nas creches e escolas do município, as obras de melhoria na estrutura física do Abrigo de Animais e a reforma completa do CCZ. 

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Avenida Francisco Salles, 343, Poços de Caldas - 37701-013

Funcionamento

09:00 às 17:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Comunicação Social