Poços de Caldas e Bagé oficializam convênio de cidades-irmãs

Os prefeitos, Eloísio do Carmo Lourenço, e Luis Eduardo Dudu Colombo dos Santos, de Bagé (RS), assinaram protocolo de intenções, com o objetivo de tornarem os municípios cidades-irmãs

O prefeitos Eloísio do Carmo Lourenço e o prefeito de Bagé (RS), Luis Eduardo Dudu Colombo dos Santos, assinaram um protocolo de intenções com o objetivo de tornarem os municípios cidades-irmãs. A cerimônia foi realizada na manhã desta segunda-feira (6) na Prefeitura e teve presença do vice-prefeito, Nizar El Khatib, do presidente da Câmara Municipal, Paulo Tadeu, de secretários municipais e diretores de autarquias.
Um projeto de lei será encaminhado à Câmaras de Vereadores, das respectivas cidades, para aprovação do ato de irmanação assinado em Poços de Caldas. Os municípios se comprometem, com a formalização do convênio, a estreitar relação e realizar esforços para promover maior intercâmbio nas áreas cultural, turística, desportiva, recreativa, econômica, comercial e acadêmica.
Eloísio destacou a importância da parceria e a troca de experiências entre as duas cidades e disse que há algumas semelhanças políticas, econômicas, culturais e administrativas entre elas. O prefeito citou como exemplo, os departamentos de água existentes nos dois municípios e, também, a cultura de azeitonas que está com a produção em expansão nas duas localidades.
Bagé realiza, ainda, o Festival de Música dos Pampas, que está na 5ª edição, tendo como inspiração o Festival Música nas Montanhas, realizado em Poços de Caldas durante os meses de janeiro. A organização artística do evento gaúcho é do mesmo grupo que criou e promove a atração no sul de Minas pela 15ª vez consecutiva.
Dudu Colombo e a assessora geral de compras do município de Bagé, Jucimara Gomes, prestigiaram também a abertura do FMM, na noite do último domingo (5). O evento conta com atividades todos os dias e vai até o dia 18 de janeiro.
Bagé possui 200 anos de existência e está localizada no centro do estado do Rio Grande do Sul. Com uma população de 130 mil habitantes, o município se constitui em cidade-pólo da região, muito por conta do desenvolvimento obtido nos últimos 13 anos. A cidade possui importantes instituições de ensino, como a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) e o Instituto Federal.
Cidades-irmãs
Poços de Caldas tornou-se, pela primeira vez, cidade-irmã em 1968, ao firmar convênio de irmanação com a cidade japonesa de Takasaki. Após outras parcerias com as mesmas características foram concretizadas com cidades do exterior, como General Pueyrredon (Mar Del Plata – Argentina); Caldas da Rainha (Portugal); e Mount  Vernon (EUA). No Brasil são cidades-irmãs de Poços de Caldas, São João Del Rei (MG), São Luiz (MA), e Jundiaí (SP).