POÇOS DE CALDAS É FINALISTA DA ETAPA NACIONAL DO PRÊMIO “BAND CIDADES EXCELENTES”

O Prêmio Band Cidades Excelentes anuncia, nesta quarta-feira (30), os vencedores da etapa nacional em um evento no Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília (DF).

Poços de Caldas foi a vencedora do prêmio “Band Cidades Excelentes” como a melhor cidade do Estado de Minas na categoria Infraestrutura e Mobilidade. O anúncio foi feito em Belo Horizonte no dia 16 de novembro e o certificado foi entregue ao prefeito Sérgio Azevedo.

Entre os três municípios finalistas estavam Poços, Uberaba e Uberlândia, com população acima de 100 mil habitantes, Poços foi a vencedora do prêmio, descrito como o mais importante na categoria em Minas.

Como vencedora, Poços de Caldas disputa a etapa nacional entre as cidades com mais de 100 mil habitantes, marcada para hoje, dia 30 de novembro, no Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília (DF).

A premiação terá apresentação dos jornalistas Eduardo Oinegue e Lana Canepa e será transmitida ao vivo, a partir das 20h, no canal oficial da emissora no YouTube e exibida no domingo (4), às 23h30, na tela da Band.

A iniciativa é uma parceria do Grupo Bandeirantes de Comunicação e do Instituto Aquila para incentivar, reconhecer e valorizar boas práticas de gestão visando transformar a realidade dos 5.570 municípios brasileiros e melhorar os serviços prestados aos cidadãos.

O instrumento empregado na avaliação é o Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), que utiliza conceitos de big data e reúne as informações públicas mais atualizadas de todas as cidades do país, além dos projetos enviados pelas próprias prefeituras através do site oficial do prêmio. A plataforma é estruturada com base em Inteligência Artificial que, a partir de algoritmos, consolidam os resultados de 62 indicadores em uma única nota final.

Os indicadores são construídos a partir de seis pilares: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade; e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública.

Os municípios são agrupados em três categorias conforme o porte da população local: menor ou igual a 30 mil habitantes; entre 30 mil e 100 mil habitantes; e acima de 100 mil habitantes. A premiação irá eleger as três melhores cidades do país em cada pilar, considerando o grupo populacional. Além disso, haverá o prêmio principal de Cidade Excelente em cinco categorias: menor ou igual a 30 mil habitantes; entre 30 mil e 100 mil habitantes; entre 100 mil e 500 mil habitantes; acima de 500 mil habitantes e capitais.

Os mais de 500 projetos recebidos neste ano foram avaliados pela Mandatum Consultoria. O prêmio conta ainda com auditoria externa feita pela empresa BDO Brazil.

Sobre o prêmio
O Prêmio Band Cidades Excelentes é uma iniciativa do Grupo Bandeirantes de Comunicação e do Instituto Aquila. A metodologia utilizada está detalhada no livro “Cidades Excelentes: Gestão que transforma a realidade dos municípios brasileiros”, publicado pela Escola de Gestão Aquila em 2021 e disponível no site oficial.

Final é hoje (19h) com transmissão nas redes sociais da Band.