Poços de Caldas ganhará mais uma Floresta de Bolso

A segunda floresta de bolso foi implantada em setembro, no bairro Jd Kennedy II

Nesta sexta, 22, mais uma Floresta de Bolso começará a ser formada na Zona Sul da cidade, desta vez nas áreas do CAIC Professor Arino Ferreira Pinto e Centro Educacional Municipal Dr. João Batista Ferreira Monteiro, beneficiando toda a comunidade do entorno das escolas. O projeto Floresta de Bolso faz parte da parceria entre a APS – Associação Poços Sustentável – e as organizações American Forests e a Alcoa Foundation, que, por meio de um programa denominado Global ReLeaf, visa plantar árvores em diversas localidades onde a Alcoa tem operação. São parceiros do projeto a Prefeitura de Poços de Caldas, através da Secretaria Municipal de Educação, Departamento Municipal de Eletricidade (DME) e Fundação Jardim Botânico.

O evento de lançamento da Floresta de Bolso 3 terá início com palestra para os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, ministrada pela Engenheira Florestal da Alcoa, Paula Marlieri. Em seguida, será feita a abertura oficial e o plantio de mudas pelos alunos das duas escolas, comunidade e convidados.

O projeto tem como objetivo restaurar pequenos fragmentos de florestas de espécies nativas da Mata Atlântica em áreas urbanas e, assim, trazer todo o benefício das árvores para centros urbanos altamente perturbados/impactados. Com a implantação da Terceira Floresta de Bolso, serão criados nichos de floresta que trarão mais conforto térmico à sua microrregião, recriarão uma paisagem mais orgânica e integrada ao ambiente urbano e promoverá a alteração da percepção da importância das florestas nas comunidades/bairros, fomentando o cuidado com a natureza entre os estudantes e moradores/comunidade.

As duas primeiras Florestas de Bolso foram implantadas no bairro Santa Ângela e no Jardim Kennedy II, sendo que a primeira foi inaugurada com toda a infraestrutura, como passeios e iluminação, no dia 4 de outubro.

texto e fotos: Assessoria de Imprensa – APS – Associação Poços Sustentável

Prefeito Sérgio Azevedo realizou plantio de árvore no Jd Kennedy II