Poços de Caldas participa do Projeto Jovens Mineiros Sustentáveis

Iniciativa da Secretaria de Estado de Meio Ambiente desenvolve ações de educação ambiental nas escolas

Analista ambiental da Semad, Ricardo Cottini, foi o facilitador da Oficina Pedagógica “Metodologias inovadoras em Educação Ambiental”

Poços de Caldas está participando do Projeto Jovens Mineiros Sustentáveis, iniciativa desenvolvida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, por meio da Diretoria de Educação Ambiental e Relações Institucionais, que visa capacitar educadores, através da disponibilização de curso EAD de Educação Ambiental, além de formar alunos do Ensino Fundamental nas temáticas de consumo consciente de água e energia, cidadania, gestão sustentável de resíduos sólidos e educação humanitária em bem-estar animal.

No município, participam do projeto a Escola Municipal Mariquinhas Brochado, no Parque Pinheiros, na zona leste, e a Escola Municipal José Mamud Assan, no bairro Vila Rica, na zona oeste. Estão inseridos na iniciativa de educação ambiental, 75 alunos dos 7ºs Anos da E.M. Mariquinhas Brochado e 42 estudantes dos 7ºs e 8ºs do Mamud Assan.

Na última quinta-feira (26), a secretária municipal de Educação, Maria Helena Braga, recebeu o analista e educador ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Ricardo Henrique Cottini, para uma reunião de acompanhamento, alinhamento e apresentação dos dados do Projeto Jovens Mineiros Sustentáveis.

Reunião de acompanhamento foi realizada no gabinete da secretária municipal de Educação, Maria Helena Braga

Também participaram do encontro, o secretário municipal de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Antônio Carlos Alvisi, a adjunta Cibele Melo, a adjunta de Educação, Deborah Brianezzi, as equipes gestoras das escolas atendidas e representantes das equipes da Divisão Pedagógica e de Projetos de Educação Complementar da SME.

“Deixo aqui os agradecimentos à Prefeitura de Poços pela participação. É uma honra ter Poços de Caldas no grupo de municípios que está desenvolvendo este trabalho junto com as escolas e alunos do Ensino Fundamental. O desenvolvimento das atividades está muito positivo, com as professoras envolvidas, o pessoal da gestão excelente e os alunos em sala de aula, que acompanhamos pela plataforma”, ressaltou o analista da Semad, Ricardo Cottini.

O projeto também prevê o acompanhamento mensal das contas de energia e água da residência dos alunos e das escolas. Lançado em 2021, o projeto foi atualizado e ofertado por meio do Edital Semad Nº 02/2021, por meio do qual foram selecionados os municípios do Estado de Minas Gerais para celebração do Termo de Cooperação Técnica com a secretaria.

“Estamos sempre abertos para o desenvolvimento de projetos em parceria nas nossas unidades escolares e, quando o assunto é meio ambiente, as iniciativas são muito bem-vindas. Este projeto, em especial, trará resultados em médio e longo prazos, com impactos significativos nas vidas dos nossos alunos, que atuam também como multiplicadores de conhecimento”, destaca a secretária municipal de Educação, Maria Helena Braga.

Oficina Pedagógica
Já na tarde desta sexta-feira (27), o analista ambiental da Diretoria de Educação e Extensão Ambiental da Semad, Ricardo Henrique Cottini, também foi o facilitador da Oficina Pedagógica “Metodologias inovadoras em Educação Ambiental”, realizada no auditório da Secretaria Municipal de Educação. Participaram da formação, professores de Geografia e Ciências dos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio e professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.