Poços de Caldas participa do Semeando – Encontro de Devoções e Raízes Sul-mineiras, na cidade de Caldas

Poços de Caldas, por meio do Projeto Curas, participa do Semeando – Encontro de devoções e raízes sul-mineiras, que será realizado no dia 28 de maio, próximo domingo, na cidade de Caldas (MG).

O Encontro Intermunicipal das Culturas Tradicionais, na Praça da Igreja Nossa Senhora do Rosário, será executado a partir do apoio entre diversas prefeituras sul-mineiras, sendo uma iniciativa com foco na retomada das tradições associadas aos festejos e santos populares como São Benedito, Nossa Senhora do Rosário, Santa Efigênia e Nossa Senhora Aparecida que aconteciam na região, principalmente na Comarca de Caldas e que contribuíram para a constituição dos Congados nas regiões vizinhas.

A iniciativa consiste em uma tarde cultural na Praça da Igreja do Rosário com participação de grupos de congados e caiapós sul-mineiros, incluindo apresentações musicais, cortejos e também falas sobre raízes culturais sul-mineiras, tradição, noções de identidade e pertencimento. Além das apresentações, haverá exposição fotográfica e audiovisual a céu aberto e roda de capoeira com grupo caldense.

O evento é gratuito e aberto para todas as idades. A iniciativa visa enfatizar a importância da cidade de Caldas e do sul de Minas enquanto território e sua formação histórica, sendo uma área que no passado esteve permeada de práticas de devoção com festejos para São Benedito e Nossa Senhora do Rosário, que faziam parte das práticas e tradições familiares locais. Pretende-se com o encontro valorizar modos culturais negros e suas ancestralidades, rearticulando também a conexão entre os municípios e suas populações.

Encontro de devoções e raízes sul-mineiras
Local: Caldas/MG – Praça da Igreja Nossa Senhora do Rosário de Caldas
Data: 28 de maio de 2023

PROGRAMAÇÃO:
● 12h |Almoço para os Grupos
● 13h30 |Palavras de abertura
● 14h | Cortejos Congadeiros e Caiapós
● 16h | Apresentação Casa de Cultura de Caldas
● 16h30 | Roda de Capoeira e Samba de Roda
● 17h | Fechamento
● 13h até 17h | Exposição Projeto Curas

ORGANIZADORES:
● Equipe Projeto Curas (www.projetocuras.com.br)
● Associação Afro-Ancestral de Poços de Caldas (MG)
● Núcleo de Cultura – Aliança em prol da APA da Pedra Branca
● Representação da Câmara Setorial das Culturas Tradicionais no Conselho Municipal de Cultura de Poços de Caldas, vinculado à Secult Poços de Caldas.
● Coletivo Negro Tereza de Beguela (C.N.T.B.) da cidade de Caldas.
● Prefeitura de Caldas
● Casa de Cultura de Caldas
● Ternos de Congo e Grupos Caiapós sul-mineiros.