Desde a última sexta-feira (13), Poços de Caldas conta com o Centro de Divulgação e Popularização da Ciência (CDPC), instalado no prédio do campus do Instituto Federal do Sul de Minas, no Jardim Esperança, na zona sul, em parceria com a Autarquia Municipal de Ensino. Durante a solenidade de inauguração, foi assinado o termo de cessão dos equipamentos adquiridos pela AME ao IFSULDEMINAS, com investimentos de aproximadamente R$ 98 mil.
O CDPC tem por objetivo a difusão e disseminação da ciência e vai atuar na formação e acompanhamento de professores da rede pública de ensino de Poços de Caldas, contribuindo com a melhoria da qualidade da educação básica nas áreas de física, química e biologia.
Serão realizadas exposições interativas que farão dos visitantes protagonistas dos experimentos. Já a “experimentoteca” vai oferecer kits portáteis de experimentos na área de ciências da natureza, que serão emprestados aos professores da rede básica de ensino para que possam desenvolver atividades com os alunos em sala de aula.
A Autarquia Municipal de Ensino foi a responsável pela aquisição dos kits pedagógicos, alguns inclusive vindos do exterior, móveis e equipamentos. Já a operacionalização do CDPC está a cargo do IFSULDEMINAS. “O desejo da Autarquia Municipal de Ensino é atender a educação pública de Poços de Caldas e o projeto vem ao encontro dessa proposta, já que várias escolas serão atendidas. O objetivo maior é que todo esse conhecimento científico chegue às salas de aula da rede pública”, destaca a diretora executiva da AME, Nanci de Moraes.
O reitor do Instituto Federal do Sul de Minas, Marcelo Bregagnoli, participou da solenidade de inauguração. “Nosso maior desafio é fazer com que a ciência chegue na ponta. Essa sinergia entre Prefeitura, Autarquia, comunidade e campus é muito importante”, ressalta.
O trabalho teve início há cerca de dois anos e foi oficializado em 11 de abril de 2018. “Precisamos caminhar juntos construindo políticas públicas para que possamos avançar na educação pública do município. Em Poços de Caldas, o Instituto Federal veio para agregar, em uma região muito importante, com uma densidade populacional significativa. Por isso, é fundamental avançarmos nas ações em prol da comunidade da região sul”, pontuou o vice-prefeito Flávio Faria.
Pós-graduação
Além das ações do próprio Centro de Divulgação e Popularização da Ciência, o Instituto Federal também vai desenvolver, dentro da parceria com a Autarquia Municipal de Ensino, o curso de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, com a oferta de 60 vagas, com prioridade para os profissionais da rede municipal de ensino, já a partir de 2020.
“Estamos há mais de dois anos na batalha para conseguir fazer o CDPC se tornar realidade. Cada professor deu a sua contribuição, escreveu o seu projeto e fez com que os alunos acreditassem nessa iniciativa tão grandiosa para Poços de Caldas. O campus Poços de Caldas está se tornando referência na área de ensino e educação”, ressaltou o professor responsável pelo CDPC, Rafael Felipe Coelho Neves.
Também participaram da solenidade de inauguração, o diretor do campus Poços de Caldas do IFSULDEMINAS, Thiago Caproni, a secretária municipal de Educação, Maria Helena Braga, docentes, servidores técnico-administrativos, equipe da AME e convidados.