Poços de Caldas passa a contar com Plano Municipal de Turismo

Autoridades recebem o Plano Municipal de Turismo de Poços de Caldas

Foi entregue oficialmente para Poços de Caldas, o Plano Municipal de Turismo, projeto formatado pela empresa ABET (Agência Brasileira de Engenharia Turística), contratada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e apoio do COMTUR. A solenidade aconteceu na manhã de quarta, 23, no Palace Hotel e contou com grande presença da comunidade, representada por associações de classe, empresários e pessoas ligadas ao setor, além de representantes da imprensa.

O Plano Municipal de Turismo foi entregue ao prefeito Sérgio Azevedo, que fez questão de frisar que o PMT pertence à comunidade, pertence a Poços de Caldas. “Foram as pessoas presentes aqui que ajudaram a formatar e são elas que vão possibilitar colocar em prática todas as ações previstas, para que o turismo volte a ter a importância do passado, mas um turismo moderno, voltado para o futuro”. O prefeito destacou também que os recursos financeiros necessários para implantar as ações já estão garantidos.

A explanação sobre todo o conteúdo do PMT ficou a cargo de Dener Fonseca, diretor da ABET responsável técnico pelo plano. Ele iniciou com o diagnóstico do turismo na cidade. Citou como um dos pilares do PMT, a criação do Sistema Municipal de Turismo (SIMTUR) e a grande mudança nos conceitos de visão e missão da Secretaria de Turismo, que passará a ser gestora e coordenadora das ações que envolvem o setor no município. De acordo com Dener, caberá à secretaria, coordenar e dar apoio institucional às iniciativas do empresariado (local, regional ou nacional), que quer investir no turismo de Poços de Caldas e, desta forma, melhorar a vida do poços-caldense.

Dener Fonseca, da ABET, apresentou as ações do Plano Municipal de Turismo

Esta percepção de que o turismo é importante para a cidade, que impacta na vida dos cidadãos, também deve ser trabalhada dentro do PMT, por meio de campanhas de marketing, dirigidas aos moradores da cidade. “Essa sensação de pertencimento deve ser levada ao morador. A ideia é começar de dentro para fora, mostrar que a cidade é muito interessante para o morador para depois atrair investimentos. Poços precisa de investimentos privados para melhorar a oferta turística. Temos um grande trabalho pela frente e, junto à comunidade, tem tudo para dar certo.”, ressalta Dener Fonseca.

O PMT, que pode ser acessado em sua íntegra no site da Prefeitura, no Observatório do Turismo, apresenta estudo da oferta turística, um estudo de demanda (perfil do turista), e um diagnóstico do setor na cidade, entre outros. Apresenta ainda os resultados do Seminário Visão de Futuro, onde foram traçadas metas e o posicionamento para o destino turístico Poços de Caldas, e os programas e projetos que surgiram de todo este debate.

Estão elencadas ainda as ações a serem executadas, que foram divididas em 5 eixos estratégicos. Eixo1: fortalecer a base normativa (leis) relacionadas ao turismo; Eixo 2: Criar instrumentos de planejamento e gestão; Eixo 3: fortalecer as instituições; Eixo 4: Modernizar e diversificar a oferta turística e Eixo 5: parcerias para uma gestão compartilhada do turismo.

Para o secretário de Turismo, Ricardo Oliveira, a entrega do PMT é um marco para a cidade. “Faz 50 anos que não se previa um plano estratégico para o setor. Hoje, entregamos um projeto que prevê ações para os próximos quatro anos, com benefícios para todos os setores. É um projeto magnífico, espero que todos se apropriem para o sucesso dele. Queremos fazer com que o cidadão entenda turismo como fator predominante para a economia, cultura e desenvolvimento”.

Durante a solenidade, também fizeram uso da palavra o atual presidente do Conselho Municipal de Turismo, Juliano Silva e o vereador Claudiney Marques, que desejaram sucesso ao projeto e se colocaram à disposição para auxiliar nas questões que demandem ações do COMTUR e da Câmara de Vereadores. O vice-prefeito Júlio de Freitas também compôs a mesa de autoridades.