Você está em:

Poços de Caldas realiza II Seminário da Pessoa em Situação de Rua na próxima sexta-feira

Evento será realizado na sede da OAB

Debater os desafios e entraves das políticas públicas voltadas à pessoa em situação de rua para fortalecer o trabalho visando à garantia de direitos dos cidadãos. Esse é o objetivo do II Seminário da Pessoa em Situação de Rua, que será realizado na próxima sexta-feira, 22 de novembro, das 8h30 às 17h30, no auditório da OAB (Rua Rio Grande do Sul, 375), com o tema “Intersetorialidade, ética e políticas públicas”.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo e-mail seminariopocos@gmail.com. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3697-3022. O seminário é dirigido aos servidores da Prefeitura, especialmente os que atuam nos diversos serviços voltados a pessoa em situação de rua, instituições parceiras, estudantes de Psicologia, Serviço Social e demais profissionais ligados ao setor.

O seminário é uma realização da Rede POP, que integra os serviços que atendem pessoas em situação de rua em Poços de Caldas, e da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Promoção Social. O evento tem patrocínio do Albergue Noturno Deus e Caridade, Abrigo Casa Viva, Casa de Passagem Travessia e Casa de Passagem Trilha, com apoio da OAB Subseção Poços de Caldas, Centro POP e SEDESE.

Programação
Durante todo o dia, serão realizadas palestras e debates sobre a temática, com a participação de especialistas na área. A solenidade de abertura será realizada às 9h, seguida pela primeira palestra do evento, com o tema “Direitos Humanos e a pessoa em situação de rua: tolerância e convivência comunitária. A rua é um espaço possível de se conviver e habitar?”, ministrada pela Promotora de Justiça Dra. Gabriella Abreu Costa de Souza Lima, graduada em Direito pela Faculdade de Direito do Sul de Minas, membro do Ministério Público desde 1998, tendo atuado nas Comarcas de Divinópolis e Santa Rita de Caldas, antes de ocupar, a partir de 2011, a 3º Promotoria de Justiça de Poços de Caldas.

Às 10h, acontece a palestra “População em situação de rua, dependência química e intersetorialidade: quais os diálogos possíveis entre assistência social, saúde e segurança pública no atendimento a este público? O que é a assistência social tem a dizer sobre isso?”, com Maria Magdalena Alves, doutora em Serviço Social pela PUC/SP desde 2001, com especialização em Ontologia da Linguagem. Coordenou o CMDCA de Santo André, entre 2005 e 2007. Atua como consultora independente de políticas públicas desde 2009 e foi docente em Serviço Social no UNIS.

No período da tarde, às 13h, os trabalhos prosseguem com a palestra “O trabalho técnico no Centro POP e Serviço de Abordagem Social: articulação socioassistencial e intersetorial”, ministrada pelo psicólogo Willian Azevedo de Souza, coordenador de Proteção Social Especial de Média Complexidade Pop Rua, na Prefeitura de Campinas/SP.

A última palestra terá como tema “Psicanálise e políticas públicas: escuta da pessoa em situação de rua”, com o psicólogo e psicanalista Jorge Broide, Mestre em Psicologia Clínica e Doutor em Psicologia Social e professor do curso de Psicologia da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde – PUC/SP.

 

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Av. Mansur Frayha - s/n, Vila Olimpica, Poços de Caldas - 37704-355

Funcionamento

09:00 às 17:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Comunicação Social