Poços de Caldas sedia 6º Festcine, de 21 a 24 de março

Festcine acontece de 21 a 24 de março

Festival lança edição internacional e dedica mostra especial à produção feminina, fortalecendo a cadeia audiovisual brasileira

Promover diálogos, criar pontes e evidenciar o cinema independente através da integração de produtores nacionais e internacionais – estes são os objetivos do Festival Internacional de Cinema de Poços de Caldas-MG, Festcine, que chega à sua 6ª edição. O evento acontece de 21 a 24 de março e é considerado o maior festival de cinema do sul de Minas e um dos maiores eventos online do gênero no país.

Em uma programação com nomes relevantes da Sétima Arte dentro e fora do país, o evento ganha o mundo através da 1ª Mostra Internacional Festcine; valoriza o olhar de grandes mulheres produtoras de cinema, em um circuito especialmente voltado à produção audiovisual feminina; evidencia produções instigantes com filmes convidados fora de competição e promove uma mostra competitiva em caráter nacional trazendo, ainda, debates e entrevistas com personalidades que discutem estratégias para fomentar a produção e distribuição audiovisual no Brasil e exterior.

O evento ocorre integralmente no formato online e tem transmissão simultânea para cerca de 1,5 milhão de pessoas através de uma parceria com a TV Poços.

Foram mais de 500 filmes inscritos e cerca de 60 selecionados e distribuídos em cada mostra. Segundo o idealizador e produtor do Festival, Bruno Benetti, o melhor filme na mostra competitiva receberá um prêmio de R$ 3 mil e um pacote de acessibilidade da OpenSenses – Acessibilidade para Conteúdos e troféu Cristais Cá d’Oro .

Além das exibições, o Festival promove também bate-papos com grandes nomes do cinema e do audiovisual em áreas como: produção, distribuição, produção executiva, dublagem, filmagem, entre outras.

O projeto é viabilizado através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, com o patrocínio Departamento Municipal de Eletricidade (DME), produção do Instituto Benetti e Alterea Filmes, com apoio da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas, OpenSenses – Acessibilidade para Conteúdos, Cristais Cá d’Oro e TV Poços, com realização do Governo de Minas Gerais.

Mais informações e inscrições para workshops estão disponíveis em https://festcine.com.br/programacao/.

Confira a programação completa

21/03 – Segunda-feira
20h – Cerimônia de Abertura
20h15 – Aline Fontes – Elas por trás das câmeras: reflexões sobre as mulheres no audiovisual.

Bate papo com o realizador:
Exibição: Entre, de Bruno Gissoni (19’59”)

Bate papo com o realizador:
Exibição: Atira-te ao rio, de Carla Böhler (15′)

22/03 – Terça-feira
Tarde
15h – Alessandro Guimarães e Noraly Guimarães – A invasão das webséries no mercado seriado do Brasil
16h – Exibição da websérie ADQSV – 3 episódios

Noite
20h – Destaques do Dia 1 | Os principais destaques do primeiro dia do Festcine e as expectativas do segundo dia de evento.
20h15 – Tammy Weiss – Film Commission
20h45 – Bia Câmara – O mercado audiovisual feminino.

Bate papo com o realizador:
Exibição: O menino e o ovo, de Juliana Capilé Rivera (11’59”)

Bate papo com o realizador:
Exibição: Primeiro Carnaval, de Alan Medina(5′)

Bate papo com o realizador:
Exibição: Em Quadro, de Luiza Campos (11’28”)

Bate papo com o realizador:
Exibição: A Voz, de Jessika Goulart (5’48”)

23/03 – Quarta-feira
15h – Krishna Mahon | Workshop Treino de Pitching
16h30 – Roda de conversa: Lilia Regina, Nando Gonçalves, Wellington Bravo e Érica dos Anjos – Como é produzir em Poços de Caldas e em pequenas cidades

20h – Destaques do Dia 2 | Os principais destaques do segundo dia do Festcine e as expectativas do terceiro dia de evento.

20h10 – Ricardo Fonseca, Secretário de Turismo de Poços de Caldas e Gustavo Dutra, Secretário de Cultura de Poços de Caldas – Importância de se filmar em poços / Film Commission

20h40 – Acessibilidade no cinema e audiovisual (Paullo e Danilo)

21h35 – Mostra competitiva

Bate papo com o realizador:
Exibição: A Morte do Funcionário, de Guilherme Pau y Biglia (19’12”)

Bate papo com o realizador:
Exibição: A Beleza de Rose, de Natanael Portela (20′)

24/03 – Quinta-feira

Tarde
15h – Ivan Willig, Marina e Daniel – Entreolhares + Papo sobre acessibilidade e sua produção do filme.
16h– Exibição Entre Olhares Filme (20 min)

Noite
20h – Destaques do Dia 3 | Os principais destaques do terceiro dia do Festcine e as expectativas do último dia de evento.

20h15 – Paulo Barata – A vida do audiovisual fora dos grandes centros

Bate papo com o realizador:
Exibição: O Barco e o Rio, de Bernardo Ale Abinader (17’12”)

Bate papo com o realizador:
Exibição: A Barca, de Nilton Resende (19’02”)

Resultado final da mostra competitiva