Poços é representada em Simpósio Nacional de Gestores da Atenção Domiciliar

Evento reuniu mais de 400 coordenadores do SAD de todo o Brasil

O Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) da Secretaria Municipal de Saúde de Poços participou do I Simpósio Nacional para Gestores da Atenção Domiciliar. O evento reuniu mais de 400 coordenadores do SAD de todo o Brasil e aconteceu entre os dias 18 e 19 de setembro, em Brasília.

Durante os dois dias, foram discutidos temas como: Desafios e Perspectivas da Atenção Domiciliar no Brasil; Gestão do Cuidado, do Trabalho e da Logística; Monitoramento e Avaliação; Rede e Intersetorialidade. “O hospital alemão Oswaldo Cruz é parceiro do Ministério da Saúde nas ações do SAD em âmbito nacional. Dentro disso, o objetivo é qualificar cada vez mais a gestão para aprimorar a oferta do cuidado. Foi uma oportunidade rica, de contato com profissionais do Brasil inteiro, de contato com outros protocolos de trabalho e de troca de experiências, compartilhando o que já praticamos aqui e conhecendo o serviço de outras localidades”, afirmou a coordenadora do SAD, Miriam Cioffi Ayres, que representou o município no evento.

Atualmente em Poços, mais de 30 pacientes são acompanhados pela equipe do SAD que inclui: fisioterapeuta, fonoaudiólogo, assistente social, nutricionista, médico, enfermeiro, auxiliares e técnicos de enfermagem. O atendimento pode ser obtido via Unidade Básica de Saúde para pacientes já desospitalizados ou pela UPA, Margarita Morales, Santa Casa e Santa Lúcia, no caso de pacientes ainda internados ou em observação. Trata-se de um serviço essencial para dezenas de famílias, que gera a desospitalização e a liberação de leitos para tratamento de casos que não podem ser atendidos fora de um hospital.

“O SAD faz um atendimento essencial para os pacientes assistidos e também para as famílias, levando conforto e bem-estar, em um momento de dificuldade. Parabenizamos a equipe pelo empenho em um trabalho realizado de segunda a segunda e reiteramos o nosso compromisso também com este serviço” finalizou o secretário de Saúde, Flávio Togni de Lima e Silva.