“Poços Promove Jovem” realiza I Conferência sobre as Profissões

Maquiador, tatuador, músico, ator, administrador, veterinário, policial. Essas foram algumas áreas de atuação que os adolescentes e jovens participantes do programa Poços Promove Jovem tiveram a oportunidade de conhecer durante a I Conferência sobre as Profissões, realizada na última sexta-feira (1º), no Teatro Benigno Gaiga, no Espaço Cultural da Urca.

A conferência teve como objetivo ampliar os conhecimentos dos atendidos pelo Poços Promove em relação às profissões, levando uma diversidade de palestrantes para compartilhar as suas vivências, amplificando a visão de futuro, carreira profissional, inserção no mercado de trabalho e o despertar de potencialidades e sonhos.

O secretário municipal de Promoção Social, Carlos Almeida, abriu a programação e destacou a relevância da iniciativa. “O Poços Promove faz a diferença na vida dos adolescentes e jovens atendidos, que podem entrar no mundo do trabalho de maneira mais consciente e preparada, atuando na redução da desigualdade social, por meio da qualificação profissional”, ressaltou.

Na programação, diversos profissionais puderam compartilhar suas experiências. Os convidados foram: Mateus Ferreira (maquiador), Gustavo Henrique da Cruz (tatuador), Johnny Hansk (músico e ator), Thayanne Araújo Franco (administradora), Dayane Aparecida Feitosa (veterinária), Isac de Oliveira (policial penal), Gabriel Schultz (MC) e Gabriel Cunha (B-boy).

“Avaliamos o evento de forma muito positiva. Foram momentos de reflexões, desconstruções e de novas perspectivas de como escolher seu caminho profissional, com o despertar das potencialidades dos participantes. Com as diversas argumentações e reflexões dos adolescentes e jovens, ficou claro que o objetivo foi alcançado”, avalia Aline Garcia Olímpio, coordenadora da Associação Criança Feliz, organização da sociedade civil responsável pela execução do Poços Promove Jovem. As técnicas do serviço são Josiele de Cássia e Luisa de Almeida Cagnani.

O programa
O programa Poços Promove Jovem foi lançado pela Secretaria Municipal de Promoção Social em 2018, com o objetivo de oferecer capacitação para o desenvolvimento pessoal e profissional de adolescentes e jovens na faixa etária de 14 a 21 anos, em situação de vulnerabilidade social, visando à integração ao mundo do trabalho.

“O Poços Promove Jovem tem como objetivo capacitar adolescentes e jovens para a inserção no mundo do trabalho, treinando competências técnicas e comportamentais”, informa a coordenadora da Proteção Social Básica da SMPS, Andréia Achel. As atividades estimulam as potencialidades e desenvolvem as competências pessoais e profissionais, abordando temas como autoestima, comportamento em entrevistas de emprego e conhecimentos diversos que preparam os jovens para a inserção no mercado de trabalho.