Você está em:

Poços vai integrar Guia de Boas Práticas com Idosos do Ministério da Cidadania

Caminhada Dia Internacional do Idoso

240 cidades concorreram e 23 foram selecionadas

O Conselho Municipal do Idoso de Poços de Caldas terá destaque no novo Guia de Boas Práticas, criado pelo Departamento de Atenção ao Idoso, ligado ao Ministério da Cidadania, e que será distribuído em todos o país. O Ministério convocou 240 cidades que têm os selos ou certificação de cidade amiga da pessoa idosa a enviar propostas e ações voltadas aos idosos. Poços, por meio do Conselho Municipal do Idoso, encaminhou oito iniciativas. A surpresa boa veio com o retorno do Ministério ao presidente do Conselho. “Eu tinha esperança de ter uma das propostas escolhidas e para a minha surpresa tivemos o conjunto da obra escolhido. O nome da cidade será divulgado em todo o país. Propostas nascidas aqui em Poços, algumas implantadas, outras ainda não, servirão de referência para qualquer cidade do Brasil”, declarou Paulo Danilo Ávila, presidente do Conselho Municipal do Idoso de Poços.

Restaurante Popular

Dentre as iniciativas encaminhadas ao Ministério estão atividades de capoeira, a caminhada pelo Dia Internacional do Idoso e a conquista dos idosos com renda até dois salários mínimos de poderem pagar R$2,00 pela refeição no Restaurante Popular. Antes, era para quem recebia até um salário mínimo. O representante da Unesco, Paulo Medeiros, que participou da seleção do Ministério, destacou o protagonismo do Conselho Municipal do Idoso. “Não foi uma proposta em si que escolhemos, foi o conjunto. A atuação do Conselho. A atuação do controle social que pode se organizar e participar da gestão pública”, explicou Paulo Medeiros.

 

Paulo Danilo Ávila, pres. Conselho Municipal do Idoso

Além de compor o Guia, as 23 experiências selecionadas receberão uma certificação concedida pelo Departamento de Atenção ao Idoso do Ministério da Cidadania, que será entregue no mês de abril, em um seminário na Câmara dos Deputados, em Brasília. “A gente sempre tem a preocupação de incentivar as boas práticas voltadas à melhoria da qualidade de vida da população idosa. Com isso melhoramos a convivência de pessoas com mais de 60 anos, a saúde e a qualidade de vida”, ressaltou o prefeito de Poços, Sérgio Azevedo.

 

Depois de pronto, o guia do Governo Federal será disponibilizado para os governos estaduais, municipais e do Distrito Federal, no intuito de disseminar as experiências. “ Eu fico muito feliz e honrado de ir à Brasília e receber essa certificação. O nosso trabalho está sendo reconhecido e serve de exemplo para tantas outras cidades”,conclui o presidente do Conselho Municipal do Idoso, Paulo Danilo Ávila.

 

 

 

 

 

 

 

 

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Avenida Francisco Salles, 343, Poços de Caldas - 37701-013

Funcionamento

09:00 às 17:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Comunicação Social