“Precisamos falar sobre” debate consciência negra na última edição do ano

Um bom público prestigiou a terceira edição do projeto de extensão “Precisamos falar sobre”, realizado pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), em parceria com a Autarquia Municipal de Ensino, na última terça-feira (20), no Espaço Cultural da Urca. No Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, o tema do evento foi “Todo brasileiro tem sangue crioulo?”.

A iniciativa é desenvolvida em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, por meio da AME e do Centro Municipal de Referência do Professor, com apoio do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (SINDUTE) e do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Poços de Caldas (SINDSERV).

Apresentações culturais com teatro, dança e música abriram o ciclo de debates. “É importante que estejamos conversando sobre essa questão do negro, sobre a discriminação racial, sobre o fato de nós sermos hoje um país com 50% da população negra no qual os negros ainda ocupam poucos lugares no espaço social”, pontua a diretora da AME, Nanci de Moraes.

Os palestrantes foram a professora Daniela Roberta Antonio Rosa, mestre em Sociologia pela Unicamp, com experiência em temas como relações raciais, e Lucas dos Santos, professor de História da rede pública estadual de Minas Gerais e mestrando em Educação pela Unifal.

O projeto “Precisamos falar sobre” tem como objetivo realizar encontros com a comunidade, voltados à discussão reflexiva de temas relevantes. “É com muita alegria que nós, professores da UEMG, estamos fechando com chave de ouro o ‘Precisamos falar sobre’. A Urca recebeu um público enorme e ficamos muito satisfeitos porque o objetivo desse projeto é exatamente estreitar o relacionamento da universidade com a comunidade”, destaca o coordenador de Extensão da UEMG, Emerson Batista Ferreira Mota.