Prefeito Amigo da Criança: Mapa de Políticas Sociais dá prosseguimento às ações no município

A Prefeitura de Poços de Caldas dá prosseguimento ao cronograma de ações do programa Prefeito Amigo da Criança com a elaboração do Mapa de Políticas Sociais voltadas a crianças e adolescentes na cidade. Na última semana, o articulador do programa no município, o secretário de Promoção Social, Carlos Almeida, visitou as secretarias de Saúde e Educação para realizar a entrega dos questionários específicos sobre as ações voltadas a esse público realizadas em cada área, incluindo também proteção social e orçamento.

O Mapa de Políticas Sociais é uma ferramenta de monitoramento e avaliação contínua das políticas para a criança e o adolescente. O objetivo é que o município faça uso qualificado dos indicadores sociais referentes aos eixos da política pública trabalhados (saúde, educação e proteção social), de forma a auxiliar na execução de políticas públicas alinhadas aos interesses e necessidades desse público.

“Como resultado, esperamos que essas informações importantes contribuam para organizar as ações. Com isso, será possível também conhecer o real esforço realizado pelo Poder Público em benefício da causa da criança e do adolescente, com argumentos mais consistentes e ancorados no diagnóstico real”, destaca o secretário municipal de Promoção Social e articulador do Programa Prefeito Amigo da Criança, Carlos Almeida.

As ações integram o cronograma de atividades da 7ª edição do programa, referente ao quadriênio 2021-2024. O prefeito Sérgio Azevedo, que já recebeu o título de “Prefeito Amigo da Criança” em seu primeiro mandato, aderiu novamente à iniciativa.

O programa
Criado em 1996, o Programa Prefeito Amigo da Criança busca mobilizar e apoiar tecnicamente os municípios na implementação de ações e políticas que resultem em avanços na garantia dos direitos das crianças e adolescentes.

Ao longo dos quatro anos da gestão municipal, a iniciativa da Fundação Abrinq oferece subsídios técnicos e recomendações, bem como promove seminários que possibilitam o diálogo, a troca de experiências e a disseminação de conhecimentos úteis à construção ou à consolidação de políticas públicas voltadas à melhoria das condições de vida de crianças e adolescentes. Ao final da gestão, são avaliados os resultados obtidos pelos municípios, concedendo aos prefeitos que impulsionaram avanços nas linhas de ação propostas o Reconhecimento Pleno da Fundação Abrinq de Prefeitos Amigos da Criança.