
Cerimônia foi realizada na tarde desta quarta, 11
De segunda a sexta, a jovem Bianca, de 25 anos, comparece para as sessões diárias de reabilitação. Vítima de um AVC – Acidente Vascular Cerebral, no ano passado, ela é uma das primeiras pacientes atendidas no novo espaço. “A gente já tem percebido avanços com o tratamento, na força que ela está voltado a ter. Aqui ficou ótimo, muito bom e é perto de casa”, comemorou a mãe, Marlene Bento dos Santos, 52. Quem também está feliz com o novo espaço são os fisioterapeutas que prestam os atendimentos. “Aqui temos áreas livres para exercícios em pé, sentado, em uma sala ampla e arejada. Tem ainda os novos equipamentos que chegaram, de eletroterapia e o turbilhão, trazendo mais possibilidades para o nosso trabalho. Os pacientes que eram atendidos na outra sala às vezes passam por aqui para nos visitar e também ficam encantados com as melhorias”, contou a fisioterapeuta Anadely Aparecida Silva Magalhães.
Cerimônia

Autoridades, servidores e pacientes participaram da inauguração
O novo espaço do Serviço de Fisioterapia Núcleo Sul foi inaugurado na tarde desta quarta, 11. Com a mudança, os atendimentos que antes aconteciam em uma pequena sala, dentro do Hospital Municipal Margarita Morales, agora são no Núcleo de Especialidades Clodoveu Davis, anexo ao Hospital. Para abrigar os atendimentos, o espaço passou por adaptações e reformas, solicitadas pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde e executadas pela Secretaria de Obras. O investimento com a aquisição de equipamentos foi em torno de 11 mil reais. “Temos que frisar o apoio que recebemos da gestão, já que foram 11 anos pleiteando o aumento do espaço para o atendimento, o que traz mais qualidade e resolutividade para o trabalho”, afirmou o regulador de Fisioterapia e coordenador de Alta e Média Complexidade, João Carlos Naldoni Júnior. A troca da sala de aproximadamente 15 metros quadrados, pelo ambiente com cerca de 27 metros quadrados, além de mais conforto, já possibilita o aumento do número de atendimentos, de 24 por dia, para 36 diários. Além disso, o novo espaço também possibilita a assistência a pacientes neurológicos e traumato-ortopédicos de grande porte, contando com turbilhão de hidroterapia, diatérmicos e eletro estimuladores, além de área maior para cinesioterapia. “Esta é mais uma demonstração da nossa preocupação em descentralizar serviços com qualidade. Temos na zona Sul a população equivalente ou até superior a de muitas cidades da nossa região e precisamos ter este olhar para verificar e atender as necessidades desta comunidade”, lembrou o secretário de Saúde, Carlos Mosconi. O vereador Álvaro Cagnani participou, representando a Câmara Municipal. “Temos aquimais um exemplo de um trabalho magnífico, de atenção ao ser humano. A Saúde de Poços está nas mãos de pessoas capacitadas. Doutor Mosconi, Flavinho, prefeito Sérgio e toda equipe, vocês estão de parabéns”.

Número de atendimentos diários foi ampliado no novo espaço
O prefeito Sérgio Azevedo também reforçou dois compromissos da sua gestão: com a Saúde e com a zona Sul. “Sempre tivemos este olhar voltado para a zona Sul, com várias medidas que podemos citar, como a base descentralizada do SAMU, com a manutenção de escolas, construção de creche, com um dos melhores ginásios da cidade nesta região e agora mais esta conquista da população, que é este novo espaço para a fisioterapia. Mosconi e Flavinho formam uma dupla que se completou e que trabalha pela nossa Saúde, um trabalho diferenciado, de uma grande equipe, sem dúvidas, mas sob a liderança deles”, disse o prefeito. Na sequência, foi feito o descerramento da placa inaugural. Também participaram da cerimônia: o coordenador administrativo do Hospital Municipal Margarita Morales, Luiz Carlos da Silva; o administrador da Regional Sul, Plauto Coelho; a representante da Associação dos Moradores do Kennedy II, Maria Rosely Martins, além de demais servidores, pacientes e integrantes da imprensa local. Em Poços, a Rede de Atenção em Reabilitação Física é composta por clínicas de fisioterapia, além de ONGs – Organizações Não Governamentais – também custeadas pela Prefeitura e vinculadas ao SUS. O corpo clínico tem profissionais pós-graduados nas principais áreas de atendimento, como ortopedia, fisioterapia cardiorrespiratória, dermatofuncional e neurologia. Para atendimento é necessária prescrição médica ou de profissionais habilitados pelo SUS. O ideal é procurar a unidade básica de saúde mais próxima de casa, para o encaminhamento e acompanhamento do processo.
UPA para a Zona Sul
Durante a inauguração, foi anunciada mais uma conquista para a zona Sul. A Secretaria Municipal de Saúde, recebeu da Secretaria Estadual de Saúde, parecer que torna o Hospital Municipal Margarita Morales elegível para ser transformado em UPA – Unidade de Pronto Atendimento Ampliada, inclusive já com indicações do fluxo a ser seguido para esta habilitação. Na prática, isso significa mudanças que vão trazer mais recursos e infraestrutura para a unidade que já presta um atendimento que constantemente recebe elogios da população. “Desde que assumimos, tivemos este pedido do prefeito Sérgio Azevedo, de oferecer na região Sul, os mesmos serviços oferecidos em outras regiões da cidade, trazendo mais conforto para a população que aqui reside. Deste esforço, veio a base do SAMU aqui na região, os mutirões de atendimentos sempre realizados aqui, este novo espaço para o serviço de fisioterapia e agora, depois de dois anos de trabalho, esta possibilidade de transformar o Hospital Margarita Morales em UPA, oferecendo mais recursos físicos e suporte mais avançado. Sem dúvidas, resultados muito gratificantes para todos nós que fazemos parte desta gestão”, finalizou o secretário adjunto de Saúde, Flávio Togni de Lima e Silva.