Prefeito tem audiência com vice-governador

O prefeito Sérgio Azevedo esteve, no início desta semana, em audiência com o vice-governador Paulo Brant e com o secretário de Estado de Governo, Custódio de Mattos, na capital. Em pauta, assuntos fundamentais para o desenvolvimento do município, como o Centro de Convenções, o Hospital do Câncer, Presídio e linha de crédito no BDMG para financiar obras emergenciais que ficaram sem execução devido à falta de repasses pelo governo estadual.

O deputado Mauro Tramonte acompanhou o prefeito na audiência, que foi agendada por sua assessoria. Além do prefeito, esteve também o secretário municipal de Governo, Celso Donato. Na questão de segurança, foi solicitado que o atual terreno doado para o presídio municipal seja transferido para a Apac, sugestão que foi aprovada pelas autoridades estaduais.

“Na área da saúde, pretendemos retomar a questão do Hospital do Câncer, que foi um assunto relegado a segundo plano, mas só quem passa pela doença ou tem algum familiar sofrendo, sabe da importância de Poços contar com este equipamento na área da oncologia. Vamos tentar retomar esta questão com o governo do Estado para oferecer um tratamento mais acessível aos nossos pacientes”, destacou o prefeito.

Outra demanda para o município é um Centro de Convenções, dada a importância estratégica de Poços na área do turismo. “Uma obra que já tinha convênio assinado, projeto aprovado, terreno doado, mas que por diversas razões, foi esquecida pela administração anterior. Com certeza, um Centro de Convenções seria um grande atrativo para a realização de eventos de grande porte na cidade, ocupando nossa rede hoteleira em períodos de baixa temporada. O próprio secretário de governo confirmou esta importância e se mostrou sensível à nossa solicitação, à nossa demanda”, informou Sérgio Azevedo.

O prefeito sugeriu ainda que , a exemplo do governo de São Paulo, Poços seja a capital mineira no inverno, com o governador se instalando na cidade uma semana no mês de julho. Solicitou ainda financiamento, via BDMG, para obras emergenciais de infraestrutura, já que os recursos estão retidos. “Mas as demandas existem, e devem ser feitas. Solicitamos uma linha de crédito especial, com empréstimos que começariam a ser pagos quando os municípios começarem a receber do governo as parcelas atrasadas dos repasses. Foi uma sugestão também muito bem recebida”, pontuou o prefeito, que destacou a importância do deputado Mauro Tramonte em todo o trâmite na capital mineira. “O deputado está sendo muito pró ativo nos assuntos de interesse para Poços. Esperamos contar com seu apoio nos próximos dois anos”.
Ainda em Belo Horizonte, a comitiva de Poços foi recebida no DER, com o objetivo de concluir a obra de canalização na Av. Ubirajara Machado de Moraes.

Repasses

A dívida do governo do estado com os municipios parece estar chegando a um desfecho. Após o Carnaval, acontece uma audiência de conciliação, no TJMG. A proposta dos municípios é de que o governo teria uma carência de um ano para iniciar o pagamento da dívida , originária da retenção dos repasses dos impostos em 2018 e início de 2019 e o repasse imediato dos valores integrais, a partir da data do acordo.
Os valores retidos em janeiro, já pelo atual governador, seriam pagos em cinco parcelas, a partir de agosto. Apenas para Poços, o valor retido de janeiro é de aproximadamente R$ 7 milhões.
Sérgio Azevedo está otimista com o desfecho do impasse. “São mais de 700 ações na Justiça contra o bloqueio dos repasses, movidas pelos municipios mineiros. Se o governo não fechar um acordo, começará a ter problema como bloqueio de verbas. Então, estamos confiantes que este impasse será resolvido em breve”.