Você está em:

Prefeitura divulga projeto arquitetônico de nova UBS da Zona Oeste

O projeto foi feito pela PUC Minas, com a supervisão e aprovação da Secretaria Municipal de Saúde. . A construção também terá aporte financeiro da Universidade, como parte da contrapartida devida ao Município, pela implantação do curso de Medicina na cidade

Com 524,41 metros quadrados e espaço para abrigar três equipes de saúde, com recepção, consultórios médicos, odontológicos e salas de enfermagem e de vacina: esta é a estrutura contemplada no projeto arquitetônico da Unidade Básica de Saúde Vilas Unidas, batizada com este nome, porque será construída em área da Prefeitura, ao lado do atual Complexo Vilas Unidas. A nova unidade terá como endereço a esquina da Avenida Antônio Togni com Avenida Gentil Messias. A escolha pelo local atende a uma necessidade da comunidade que vive na região. “Sem dúvidas, muito importante para o nosso sistema de saúde, porque vai atender uma área carente sob o aspecto da Atenção Básica nesta região, com todas as condições, com toda a estrutura que pacientes e servidores merecem. Esta é uma lacuna que temos hoje no nosso serviço e que será preenchida com esta nova unidade”, avaliou o secretário de Saúde, Carlos Mosconi.

O projeto foi feito pela PUC Minas, com a supervisão e aprovação da Secretaria Municipal de Saúde. A construção também terá aporte financeiro da Universidade, como parte da contrapartida devida ao Município, pela implantação do curso de Medicina na cidade. O valor da obra está estimado em um milhão e meio de reais. A expectativa é que a construção tenha início nas próximas semanas. “Esta ação importantíssima, especialmente para a população da zona Oeste, está prevista desde os primeiros dias da nossa gestão, inclusive como parte do plano de governo do prefeito Sérgio Azevedo. Esta conquista é um marco na Atenção Básica do nosso município e, principalmente para esta região da cidade”, lembrou Flávio Togni de Lima e Silva, secretário adjunto de Saúde.

O prefeito Sérgio Azevedo ressalta mais uma vez, a prioridade que deu para a Saúde, durante estes mais de três anos de trabalho. “Descentralizar a assistência e ampliar os atendimentos sempre foram alguns dos nossos objetivos com o intuito de melhoria dos serviços de saúde. É com grande satisfação que vemos este projeto da UBS Vilas Unidas pronto e a proximidade do início das obras. Isso é fruto de muito planejamento, de muito trabalho e de muita dedicação de uma equipe empenhada em fazer o melhor”, disse Sérgio Azevedo.

Futuramente, para a UBS Vilas Unidas, serão transferidos os atendimentos realizados na UBS São Jorge, que fica há poucos metros da nova unidade e que atende cerca de 12 mil pacientes

Atualmente, o atendimento da Atenção Básica na Zona Oeste, é feito pelas equipes das unidades Bortolan, Country Club, Maria Imaculada e São Jorge. Futuramente, para a UBS Vilas Unidas, serão transferidos os atendimentos realizados na UBS São Jorge, que fica há poucos metros da nova unidade e que atende cerca de 12 mil pacientes. Além da melhoria física, a nova UBS possibilitará a implantação de três equipes de ESF – Estratégia de Saúde da Família, para atender a área dos bairros: Vila Cruz, Vila Rica, São Jorge e proximidades. “Esse capital humano é fundamental dentro da política prioritária definida pelo Ministério da Saúde, que visa cadastramento populacional em território definido e com aproximação da assistência prestada, por meio desta geração de vínculo com a comunidade. Além disso, de todas as regiões da cidade, a Oeste é a que possui menos UBSs, o que também reforça o valor de uma nova unidade nesta área”, explicou Camila Bacelar, coordenadora da Divisão de Atenção Básica. Em Poços, são atualmente, 36 equipes de estratégia de saúde da família, com cobertura de 74,7% do território. Somente as UBSs Centro e São Jorge ainda não possuem este atendimento de ESF.

Atenção Básica

A Política Nacional de Atenção Básica, aprovada por meio da portaria nº 2488 do Ministério da Saúde, tem na Saúde da Família, estratégia prioritária para expansão e consolidação da atenção básica. Os médicos da Estratégia de Saúde da Família – ESF – realizam atendimentos a todos os pacientes da área, com capacidade para resolver até 80% dos problemas de saúde da população. Nas equipes com a ESF são realizados atendimentos como puericultura (acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança de 0 a 2 anos de idade), pré-natal, consultas médicas, consultas de enfermagem, coleta de papanicolaou, testagens de hepatites, HIV, sífilis, além de teste do pezinho. Atendimentos como curativos, retirada de pontos e inalação também podem ser feitos nas UBSs. Os casos com maior complexidade são encaminhados pelos médicos e enfermeiros da ESF aos especialistas da rede.

A nova unidade terá como endereço a esquina das Avenidas Antônio Togni com Gentil Messias. A escolha pelo local atende a uma necessidade da comunidade que vive na região

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Av. Mansur Frayha - 1677, Bortolan, Poços de Caldas - 37704-722

Funcionamento

09:00 às 17:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL PELO SITE

Secretaria Municipal de Transparência e Comunicação