Prefeitura investe R$ 750 mil em Edital de Economia Criativa

Edital foi lançado pela Secult nesta sexta-feira

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) conceitua economia criativa como o “conjunto de negócios baseados no capital intelectual e cultural e na criatividade que gera valor econômico”. Neste sentido, engloba os processos de criação, produção e distribuição de bens e serviços que utilizam o capital intelectual como insumo primário. Dando continuidade à programação anual de investimentos da Administração Municipal na Economia da Cultura, a Secult lançou, nesta sexta-feira (24), o Edital de Economia Criativa de Poços de Caldas.

Ao todo, serão investidos R$ 750 mil, com recursos do município, em propostas artístico-culturais de agentes culturais locais. O edital visa movimentar a cadeia produtiva da Cultura, ao mesmo tempo em que fomenta fortemente a criação de novos formatos de execução para propostas já apresentadas; a abordagem dos atuais Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS); a apresentação de propostas com enfoque nas chamadas “pautas contemporâneas”; trabalhos autorais; e o protagonismo de agentes da cultura popular.

Poderão ser inscritas propostas nas seguintes modalidades: Artes de espetáculos; Atividades de formação; Produção literária; e Intercâmbio Cultural. Para este edital, as propostas poderão ser realizadas no formato online; presencial; e também no formato híbrido. Os valores variam de R$ 2.500,00 a R$ 7.500,00, de acordo com o número de profissionais constantes em cada proposta.

“Lançamos um edital diferenciado, que vai injetar R$ 750 mil na economia local, por meio da Economia da Cultura, totalizando R$ 1,5 milhão com recursos próprios investidos em 2021. Desta vez, poderão ser inscritas propostas online, presenciais ou híbridas, com pontuações extras para aquelas voltadas para a abordagem de pautas contemporâneas, que incluam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS, trabalhos autorais, protagonismo dos agentes da cultura popular e adequações a novos formatos”, destaca o secretário municipal de Cultura, Gustavo Dutra.

Seleção
As propostas serão analisadas por uma Comissão de Seleção e Organização, indicada pelo Secretário Municipal de Cultura. Serão distribuídos 100 pontos segundo os critérios: Conceito e conteúdo da proposta (50 pontos), sendo 25 para relevância da ação proposta para o cenário cultural e 25 na apresentação e detalhamento da proposta. Mais 50 pontos serão distribuídos em Capacidade técnica do proponente e equipe, sendo 40 pontos na qualificação da equipe envolvida e 10 pontos para a capacidade de realização e histórico de realizações da equipe envolvida.

Fatores especiais
A novidade deste edital está nos fatores especiais, que proporcionarão pontuação extra às propostas inscritas que contemplarem, com ênfase, as chamadas “pautas contemporâneas” e de importante discussão em nossa sociedade, incluindo desigualdade histórica existente para mulheres e diferentes identidades de gênero, racismo, homofobia e quaisquer outras formas de discriminação e/ou intolerância.

Também poderão obter pontos extraordinários as propostas que estiverem em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), 17 objetivos interconectados que abordam os principais desafios de desenvolvimento do Brasil e no mundo. As produções autorais também serão valorizadas com pontos extras, assim como o protagonismo de agentes da Cultura Popular. Por fim, também podem obter pontuação extra as propostas já executadas, apresentadas agora em novos formatos.

Inscrições
A inscrição e a participação nas propostas são gratuitas e permitidas somente para artistas e grupos artísticos locais. O prazo para inscrição teve início nesta sexta-feira (24) e segue até 8 de outubro. As propostas deverão ser inscritas mediante preenchimento digital do formulário-padrão, disponível no link: https://bit.ly/secult032021, que pode ser acessado no site da Prefeitura de Poços de Caldas (www.pocosdecaldas.mg.gov.br) no espaço denominado Editais da Cultura.

O edital completo está disponível no Diário Oficial do Município desta sexta-feira (24): https://bit.ly/3i4Ocvm.